F1 – GP da Áustria 1 (GP da Estíria) 2021 – Preview Autoracing

quinta-feira, 24 de junho de 2021 às 12:25

Red Bull Ring – Áustria

Horário dos treinos e corrida
Sexta-feira, 25 de Junho de 2021
Treino Livre 1   06:30 – 07:30 (Bandsports e F1TV)
Treino Livre 2   10:00 – 11:00 (Bandsports e F1TV)
Sábado, 26 de Junho de 2021
Treino Livre 3   07:00 – 08:00 (Bandsports e F1TV)
Classificação – 10:00 – 11:00 (Band e F1TV)
Domingo, 27 de Junho de 2021
Corrida – 10:00 (Band e F1TV)

Red Bull Ring – Spielberg, Áustria
Pela segunda vez na história a Áustria vai sediar duas corridas seguidas de uma temporada de F1, que em virtude da pandemia mundial do coronavírus ainda estar causando atrasos e cancelamentos de outros GPs. Este primeiro GP será chamado oficialmente de GP da Estíria, que é a região da Áustria onde fica a pista.

O desenho da pista hoje chamada Red Bull Ring (Österreichring de 1970 a 1987 e A1-Ring de 1997 a 2003) permanece inalterado para a F1 desde 2003. Em 2002, a corrida foi manchete no mundo todo quando a Ferrari  ficou repetindo no rádio a ordem para o líder Barrichello entregar a vitória a Schumacher, o que o brasileiro fez a poucos metros da linha de chegada.

O Grande Prêmio da Áustria foi disputado pela primeira vez em em 1964 no campo de pouso chamado Zeltweg Airfield, com o magnífico Österreichring tornando-se seu lar permanente a partir de 1970. Alguns dos muitos momentos memoráveis ​​foram quando Vittorio Brambilla cruzou a linha de lado para vencer em 1975 e quando Elio de Angelis bateu Keke Rosberg por apenas 0.050s em 1982.

Mas no final dos anos 80 suas curvas de alta com áreas mínimas de escape foram consideradas muito perigosas para a F1. O circuito só voltou após a pista ter sido modernizada e encurtada por Hermann Tilke. Foram realizadas sete corridas entre 1997 e 2003.

A pista tem duas similaridades com o Circuito Gilles Villeneuve, em Montreal. O consumo de combustível é crítico, embora gerenciável. E o desgaste dos freios é alto, mas as quatro longas retas ajudarão na refrigeração e altas velocidades máximas mais uma vez serão cruciais para o sucesso. O carro precisa de um acerto neutro em virtude de grande velocidade que ele vem nas retas para fazer curvas do tipo “esquina” na maioria das vezes. Se o carro estiver dianteiro ou traseiro, o desgaste dos pneus é alto.

Outro ponto importante é a UP. A 700 metros de altura em relação ao nível do mar, o ar é mais rarefeito e o motor perde alguma potência que a turbina não consegue recuperar em virtude do fluxo de combustível. A partir de um certo ponto, a turbina gira mais do que o fluxo de combustível permite, o que gera atreito e eleva a temperatura sem gerar mais potência.

Essa altitude em relação ao nível do mar também prejudica o downforce dos carros, que precisam de mais p0ressão aerodinâmica do que se a pista estivesse no nível do mar. Este downforce pode vir do corpo do carro, da asa traseira ou de uma combinação de ambos. É o projeto do carro que determina isso, o que pode dar alguma vantagem para carros de rake mais alto, como a Red Bull, por exemplo.

Um dos aspectos mais complicados do circuito é sua curta extensão, o que torna a vida muito difícil para o sistema de Recuperação de Energia. Como regra geral, quanto menor é a extensão da pista, mais intensa tem que ser a recuperação de energia e sua aplicação. Pode-se recuperar 2 mj de energia por volta e pode-se aplicar 4 mj, mas quando há menos oportunidades de recuperar essa energia, torna-se mais difícil manter os sistemas em harmonia – sejam as baterias, os motores elétricos no turbo e o MGU-K.

Desde 2019 ano uma nova zona de DRS foi colocada para facilitar as disputas roda a roda.

Viena - Red Bull Ring são 199 km de carro

Viena – Red Bull Ring são 199 km de carro

Veja os compostos de pneus disponíveis:

 

Freada para a Curva 3

Red Bull Ring

Tamanho da pista: 4,326 km
Corrida total: 71 voltas (307,02 km)
Aceleração plena: 70%
Velocidade máxima: 330 km/h
Consumo de freio: Alto
Nível de downforce: Médio / Baixo
Recorde da pista (em corrida) Carlos Sainz em 2020 McLaren – 1’05.619, média de 236.894 kph
Consumo por volta: 1,40 kg
Zonas de DRS 3, reta do box, entre as curvas 1 e 3 e entre a 3 e a 4
Perda no pit lane: 18 segundos
Pneus para 2020: Duro branco C2, Médio amarelo C3 e Macio vermelho C4
Melhor tempo no TL1 em 2020 1’04.867 – Sergio Perez
Melhor tempo no TL2 em 2020 1’03.660 – Max Verstappen
Melhor tempo no TL3 em 2020
Pole em 2020 1’19.273 – Lewis Hamilton (pista molhada)
Vencedor em 2020 1:22’50.683 – Lewis Hamilton

Últimos resultados na Áustria

Vitórias
2020 (2) Lewis Hamilton
2020 (1) Valtteri Bottas
2019 Max Verstappen
2018 Max Verstappen
2017 Valtteri Bottas
2016 Lewis Hamilton
2015 Nico Rosberg
2014 Nico Rosberg
2003 Michael Schumacher
2002 Michael Schumacher
2001 David Coulthard
Poles
2020 (2) Lewis Hamilton
2020 (1) Valtteri Bottas
2019 Charles Leclerc
2018 Valtteri Bottas
2017 Valtteri Bottas
2016 Lewis Hamilton
2015 Lewis Hamilton
2014 Felipe Massa
2003 Michael Schumacher
2002 Rubens Barrichello
2001 Michael Schumacher
*VMR
2020 (2) Carlos Sainz
2020 (1) Lando Norris
2019 Max Verstappen
2018 Kimi Raikkonen
2017 Lewis Hamilton
2016 Lewis Hamilton
2015 Nico Rosberg
2014 Sergio Perez
2003 Michael Schumacher
2002 Michael Schumacher
2001 David Coulthard

*Volta Mais Rápida
Previsão do tempo para Spielberg
Sexta-feira
Mínima de 12º e máxima de 22º
Fechado, 96% de possibilidade de chuva
Sábado
Mínima de 13º e máxima de 25º
Nublado, 50% de possibilidade de chuva
Domingo
Mínima de 14º e máxima de 28º
Totalmente Nublado, 70% de possibilidade de chuva

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Onboard da pole de Lewis Hamilton em 2020
Coloque o celular na horizontal para assistir o vídeo

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