F1 – Gerenciamento de pneus ainda será ponto chave para 2014

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014 às 15:11

Valtteri Bottas

A gestão de pneus será uma parte crucial nas corridas de F1 em 2014, de acordo com alguns pilotos.

A Pirelli introduziu compostos mais duros de pneus para este ano, e grande parte do foco dos pilotos deverá mudar da administração cuidadosa do desgaste dos pneus para a poupança de combustível de forma eficiente para cobrir toda a corrida.

Mas Valtteri Bottas, piloto da Williams, que completou mais de 170 voltas durante o teste no Bahrain, avalia que a gestão dos pneus será mais importante do que nas últimas temporadas.

“Acho que este ano será mais difícil administrar os pneus, apesar de serem um pouco mais duros”, disse Bottas.

“Eu acho que com mais torque você precisa ter mais cuidado com o pedal do acelerador. É muito fácil perder a tração e dessa forma, aumentar a temperatura dos pneus”.

Nico Hulkenberg da Force India, que estabeleceu o melhor tempo no primeiro dia do teste no Bahrain, concorda que o torque dos novos motores irá tornar mais difícil a manutenção dos pneus traseiros.

“Certamente é muito fácil ter um wheelspin”, disse ele. “Os pneus serão muito complicados para lidarem, em termos de degradação. É fácil derrapar a traseira e degradá-los, então vejo isto como um desafio”.

Bottas disse que a combinação da necessidade de manter os pneus e economizar combustível suficiente para chegar ao final da corrida, e estando o tempo todo lutando por posições na pista, fará da Formula 1 um verdadeiro desafio para os pilotos este ano.

“Para se manter dentro do limite de combustível, Bahrain é realmente uma das pistas mais difíceis”, acrescentou. “Sinto que melhorei muito com as diferentes técnicas de economia de combustível tentando ser o mais eficiente possível”.

“Do ponto de vista do piloto, economizar combustível sem perder muito tempo de volta, será muito importante este ano. Ele não terá só os pneus para gerenciar. É claro que temos alguns computadores para nos ajudar, mas no final das contas, cabe ao piloto economizar combustível sem perder tempo”.

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.