F1 – Gerard Ducarouge morre aos 73 anos

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015 às 1:42
f1-senna-ducarouge

Ayrton Senna e Gerard Ducarouge no Estoril em 1985

Gerard Ducarouge, o famoso projetista da F1 que produziu carros vitoriosos para Jackie Stewart e Ayrton Senna – morreu aos 73 anos de idade.

A carreira do francês no automobilismo começou na década de 1960 com a Matra nas categorias de base, antes de ter ajudado a projetar o MS80 que Stewart usou para conquistar o título da F1 em 1969. Ducarouge posteriormente teve grande sucesso com a Matra em Le Mans na década seguinte, com a marca ganhando três 24 Horas seguidas de 1972 a 74.

Deixando a Matra para se juntar à nova equipe Ligier, mais uma vez ele provou sua genialidade ao desenhar o carro com o qual a equipe conquistou sua primeira vitória na F1 no GP da Suécia de 1977.

Depois de ser dispensado pela Ligier no meio da temporada de 79 e com uma breve incursão na Alfa Romeo, Ducarouge foi contratado pela Lotus em meados de 1983, onde teve os momentos mais memoráveis de sua carreira.

A Lotus estava sendo mantida por Peter Warr após a morte de Colin Chapman, e Ducarouge novamente entregou o que era esperado dele.

Com a chegada de Ayrton Senna como piloto principal em 1985, Ducarouge ajudou a equipe a conquistar vitórias memoráveis ​​- incluindo a famosa primeira vitória de Senna no circuito de Estoril.

Depois, com o desaparecimento da Lotus na década de 1990, Ducarouge voltou para a França – primeiro com a Larrousse e depois com a Ligier, onde permaneceria até 1994.

Martin Brundle, que trabalhou com Ducarouge em seu período final na Ligier, foi um dos primeiros a oferecer suas condolências.

“É triste ler que o projetista F1 Gerard Ducarouge morreu”, escreveu ele no Twitter. “Trabalhei com ele na Ligier. Elegante, divertido e homem inteligente. RIP e condolências.”

AS - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.