F1 – Gasolina da Petronas é um dos segredos da Mercedes

terça-feira, 20 de janeiro de 2015 às 1:20
Ilustração do de Pesquisa em Villastellone

Ilustração do de Pesquisa em Villastellone

Um fato surpreendente que emergiu nas corridas finais de 2014 foi que uma das razões do forte desempenho do motor Mercedes seria a gasolina da Petronas. Giuseppe D’Arrigo, chefe na Europa da Petronas Lubricants International, nunca “quantificou” a vantagem que os técnicos em Villastellone foram capazes de garantir a Mercedes, mas houve sussurros no paddock de cerca de 10 segundos por corrida.

A Ferrari teria descoberto que o efeito sobre a unidade de alimentação de combustível das flechas de prata pode ter sido ainda maior: algumas pessoas falam de uma “química” que garantiria 40 hp extras. Uma quantidade enorme quando você considera que o regulamento impõe gasolinas com características semelhantes a aquelas vendidas em postos de combustível. O argumento, é claro, é ultra secreto, e em Maranello todos mantém suas bocas fechadas, negando qualquer especulação.

Os cientistas da Petronas localizados perto de Turim, onde há o Centro de Pesquisa Villastellone (os malaios compraram o centro de excelência italiano, que era do Grupo Fiat ), em colaboração com a “química” feita pela Mercedes, encontraram um novo aditivo que tornaria o combustível Petronas muito mais anti-detonante do que a concorrência, permitindo assim, encontrar o melhor MBT (Maximum Brake Torque), variando o tempo de ignição para garantir a propagação da chama mais eficaz na câmara de combustão, que pode traduzir-se num aumento significativo da potência, bem como uma redução de consumo. Duas conclusões muito claras na temporada 2014.

Por outro lado, para evitar polêmicas desnecessárias a Omnicorse deixou muito claro que trata-se de um tipo de gasolina perfeitamente legal que a FIA tem repetidamente verificado e aprovado. Não há truques, mas sim o resultado de um trabalho muito profundo que estaria dando resultados incríveis.

Se queremos encontrar uma confirmação, podemos lembrar que a McLaren, no ano passado, não utilizou o combustível da Petronas para alimentar sua unidade de potência Mercedes, preferindo a gasolina Mobil, que está ligada à equipe por um contrato de patrocínio de longa data . Os motores dedicados ao MP4-29 não tiveram a mesma performance daqueles usados pela Williams (que usou Petronas, embora tenha um contrato de patrocínio com a Petrobras) e Force India. E talvez não seja coincidência que a Force India, que teve um orçamento muito inferior (menos da metade) ao da McLaren, manteve-se à frente nos construtores durante boa parte do campeonato.

AS - www.autoracing.com.br

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