F1 – Fornecedora explica as bolhas nos pneus de Raikkonen em Monza

terça-feira, 4 de setembro de 2018 às 9:00

Kimi Raikkonen

A Pirelli acredita que as bolhas que acabaram com as esperanças de vitória de Kimi Raikkonen no GP da Itália foram provocadas por uma tempestade perfeita de circunstâncias.

As equipes da Fórmula 1 entraram na corrida de domingo em Monza em uma situação desfavorável em termos de acerto depois que o primeiro treino livre foi prejudicado pela chuva e a batida de Marcus Ericsson resultou em uma longa bandeira vermelha no TL2.

Os stints de 10 voltas que as equipes puderam completar provaram não ser suficientes para compreender totalmente como os pneus se comportariam ao longo da distância da prova.

Mario Isola, diretor de competição da Pirelli, declarou: “Sexta-feira foi um dia muito estranho com o TL1 chuvoso, portanto as equipes tiveram de concentrar todo o seu trabalho no carro no TL2”.

“Então houve a batida de Ericsson, deixando o TL2 com uma hora para acertar o carro, testar dois compostos e tentar fazer um stint longo com tanque cheio. Esse stint teve 10 voltas, portanto você tenta extrapolar o que acontece, mas não é algo linear”.

Apesar do tempo de pista reduzido no fim de semana ter sido igual para todas as equipes, Raikkonen foi especialmente prejudicado na corrida devido às circunstâncias únicas que enfrentou.

Após seu pit-stop, ele teve de forçar por mais tempo do que gostaria com pneus macios novos para impedir que Lewis Hamilton voltasse à sua frente. Além disso, ele ficou preso atrás de Valtteri Bottas, significando que seu carro estava perdendo downforce e escorregando mais.

“O composto macio é mais propenso a bolhas por causa do baixo desgaste”, acrescentou Isola. “Baixo desgaste significa muita geração de calor dentro do composto, o que provoca bolhas. Seguindo outro carro, você perde algum downforce e escorrega um pouco mais”.

“Portanto, comparado ao supermacio, que gera mais aderência e escorrega menos, tudo isso contribui para o surgimento de bolhas. Também é claro que se você forçar desde a primeira volta quando o pneu está novo, há mais borracha e o efeito é exacerbado”.

Quer concorrer a uma réplica do capacete do Ayrton Senna? Clique AQUI e palpite sobre quem vai vencer a etapa de Cascavel da Stock Car!

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.