F1 – Fornecedor de combustível da Red Bull reclama de queima de óleo
terça-feira, 6 de novembro de 2018 às 12:01
Red Bull e Toro Rosso
Os chefes da Fórmula 1 foram instados a fazer mais para reprimir a queima de óleo, embora novas regras tenham feito muito para desencorajar as equipes de explorá-la.
Com as regras híbridas turbo da F1 tendo imposto limites rigorosos ao fluxo e à quantidade de combustível desde 2014, as fabricantes de motores perceberam que uma forma de aumentar a potência era usar óleo na câmara de combustão.
A FIA se ligou ao assunto rapidamente, e uma série de mudanças de regras – incluindo limites para a quantidade de óleo que pode ser queimada, além de restrições aos tanques auxiliares – foi feita para desencorajar o comportamento.
Mas enquanto outras mudanças estão chegando no próximo ano, com as equipes de F1 forçadas a manter seus tanques de óleo auxiliares vazios na classificação, um dos atuais fornecedores de combustíveis e lubrificantes do grid acredita que as coisas precisam ficar ainda mais rígidas.
David Tsurusaki, gerente de tecnologia da ExxonMobil, que abastece a Red Bull e a Toro Rosso, acredita que o limite que permite que um motor queime 0,6 litros de óleo por 100 quilômetros esteja fora de sintonia com o que é aceitável em carros de rua.
“Nossa visão de consumir óleo em um motor de combustão interna é que não é a melhor direção em corridas e o melhor em inovação e tecnologia para um motor estar trabalhando”, disse Tsurusaki à Autosport. “Isso é para andar para trás”.
“Nossa maior preocupação é que se eles deixarem o nível de consumo de 0,6 l por 100 km, isso significa que você está autorizado a consumir tanto óleo – e isso é muito”.
“Se você consumir esse nível de óleo em seu carro, você teria que carregar um tanque de óleo com você!”
“O problema é que, se você está dando às pessoas um número, o que achamos ser um número alto, então você está promovendo isso de certa forma para que eles encontrem maneiras de usá-lo, porque esse óleo tem um conteúdo energético”.
Quer concorrer a uma réplica do capacete do Ayrton Senna? Clique AQUI e palpite sobre quem vai vencer o GP do Brasil de Formula 1 em 11 de novembro!
[the_ad id=”237860″]
combustível, exxonmobil, f1, hibrido, limites, motores, queima de oleo, red bull, regras, tanques, toro rosso, turbo
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.