F1 – Formato de classificação de 2015 foi oficialmente aprovado

segunda-feira, 11 de abril de 2016 às 12:58
FIA e Fórmula 1

FIA e Fórmula 1

A FIA confirmou que o impopular formato de classificação por eliminação foi cancelado apenas duas corridas depois de ser introduzido.

A Fórmula 1 irá reverter para o sistema de classificação do ano passado, com efeito imediato.

“O Conselho Mundial de Automobilismo aprovou hoje, via voto por e-mail, a decisão de reverter para o formato de classificação da temporada passada para o restante do campeonato de 2016”, anunciou a FIA em um comunicado.

“O formato, onde os seis carros mais lentos são eliminados no final das duas primeiras sessões de classificação antes de uma eliminatória final de dez carros pela pole no Q3, vai voltar para este fim de semana do GP da China”.

A proposta de classificação por eliminação foi aprovada duas semanas antes do início da temporada, mas foi muito criticada após a sua introdução no GP da Austrália. O sistema voltou a falhar depois de ser usado novamente no Bahrain.

Com as equipes de F1 unânimes em seu desejo de voltar ao sistema anterior, a FIA concordou eventualmente na substituição.

O formato de classificação de três segmentos foi introduzido pela primeira vez no início da temporada de 2006. No entanto, a FIA anunciou na semana passada que Jean Todt, Bernie Ecclestone e as equipes de F1 estão discutindo “uma avaliação global do formato do fim de semana para 2017”.

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.