F1 – Force India veta retorno da Marussia e explica sua decisão

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015 às 9:25

Marussia

A Force India defendeu sua decisão de votar contra o que chamou de uma tentativa “especulativa” da Marussia de utilizar seus carros de 2014 nesta temporada.

O Grupo de Estratégia da Fórmula 1 se reuniu em Paris na quinta-feira para discutir vários assuntos relacionados ao futuro da categoria. Um item na agenda foi um pedido de mudança de regra da Marussia para permitir que seus carros de 2014 fossem usados no começo da campanha.

Sob a atual estrutura de governo da categoria, isso exigiria o apoio unânime das equipes do Grupo de Estratégia e da Comissão da Fórmula 1 antes de ser aprovado pelo Conselho Mundial de Automobilismo da FIA. Mas a solicitação caiu no primeiro obstáculo quando a Force India vetou a mudança.

A decisão provocou alegações de que a equipe está mais focada em garantir uma parcela da renda dos direitos comerciais que deveria ficar com a Marussia do que em ajudar a aumentar o número de carros no grid. Se a Marussia não competir nesta temporada, é provável que o dinheiro que ela deveria receber – cerca de 30 milhões de libras – seja dividido entre as outras equipes.

Entretanto, Bob Fernley, diretor da Force India, insiste que sua equipe não apoiou o plano do carro de 2014 porque a solicitação da Marussia pareceu não ter fundações sólidas.

“O grupo de estratégia recebeu uma solicitação para os carros de 2014 da Marussia poderem competir no campeonato de 2015”, declarou Fernley. “Durante a reunião, soube-se que haveria problemas de conformidade com as regras e que faltou consistência ao pedido”.

“Além disso, a solicitação especulativa não continha documentação de apoio para reforçar o caso pedindo dispensa especial. Por exemplo, não foi fornecido nenhum detalhe sobre os novos proprietários ou as estruturas operacionais que seriam estabelecidas”.

“Considerando a falta de informações, as garantias incertas e a natureza especulativa da solicitação, foi tomada a decisão de que é melhor manter o foco na continuidade da participação das equipes independentes restantes”.

A decisão do Grupo de Estratégia significa que não há chance da Marussia participar da primeira etapa da temporada. Contudo, com os acordos comerciais da Fórmula 1 dando às equipes o direito de perder três corridas sem consequências, a Marussia teoricamente poderia manter sua renda comercial se conseguisse construir um carro de 2015 até o GP do Bahrain, o que exigiria um investimento enorme.

 

LS - www.autoracing.com.br

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