F1 – Force India nega conspiração no caso Ocon/Hamilton

sábado, 9 de junho de 2018 às 11:51

Esteban Ocon e Lewis Hamilton

A Force India negou ter conspirado com a Mercedes, depois que equipes rivais reclamaram que foi pedido a Esteban Ocon que deixasse Lewis Hamilton passá-lo em Mônaco.

Apesar das disputas por posição em Monte Carlo, Ocon se moveu para permitir que Hamilton passasse por ele depois que o piloto da Mercedes ficou para trás quando ele parou nos boxes bem cedo. A passagem não contestada levantou questões sobre se Ocon, que ainda está sob contrato com a Mercedes, foi instruído a agir assim.

Questionado sobre possíveis ordens de equipe, ele respondeu: “Eu sou um piloto de Mercedes, você deveria perguntar ao chefe. Era inútil lutar com ele, especialmente porque ele tinha pneus novos”.

Perguntado se havia uma “regra não escrita” de que a Force India, movida pelos motores Mercedes, não tornaria as coisas difíceis para as Flechas de Prata, Ocon respondeu: “Talvez”.

Equipes rivais mais tarde reclamaram à FIA, que investigou se havia conluio entre a Force India e a Mercedes. Elas declararam que o CEO da Force India, Otmar Szafnauer, não ofereceu uma explicação simples.

“Estávamos fazendo nossa própria corrida, não contra Lewis na época”, disse Szafnauer ao site Motorsport.com. “E nós não queríamos perder tempo algum”.

“(Fernando) Alonso parou um pouco antes e tentou nos passar, e o que nós não queríamos fazer era perder qualquer tempo com Lewis, e Alonso teria a chance de nos pegar. É por isso que pedimos a Esteban que não perdesse tempo com Lewis. Se você está correndo olhando seus espelhos, você não vai tão rápido”, explicou.

“Mesmo que sejam dois décimos por volta, é demais. E quando você está muito perto de um cara tentando te passar, você não pode fazer isso. O que você pode fazer é segurar ele (Hamilton) por poucas voltas, ele te pega de qualquer maneira, mas agora você perdeu para Lewis, e não para o cara com quem você está realmente competindo”, finalizou.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.