F1 – Forças acima de 5G nas curvas em Silverstone

sexta-feira, 14 de julho de 2017 às 17:12
Mario Isola e Paul Hembery

Mario Isola e Paul Hembery

O primeiro dia de Silverstone com a geração de carros de 2017, com mais pressão aerodinâmica e pneus mais largos, resultou em uma performance jamais vista na atual configuração do circuito. Os carros, os pilotos e os pneus foram sujeitados a cargas laterais de mais de 5G e velocidades acima dos 280 km/h na curva Copse.

O piloto da Mercedes Valtteri Bottas garantiu, com o P Zero Vermelho supermacio, o melhor tempo no TL2, batendo a melhor volta do ano passado, registrada no Q2, em mais de 0,7 segundos.

As equipes selecionaram diferentes opções de escolha de pneus para essa corrida. Assim, a programação de hoje, testando uso e degradação de cada composto com diferentes cargas de combustível, foi vital para decidir quais pneus serão devolvidos, como determina o atual regulamento, e quais serão mantidos para o treino classificatório e a corrida.

O clima permaneceu frio e nublado. A temperatura atmosférica não passou dos 18º C e a do asfalto ficou na casa dos 24º C. A previsão é que o tempo permaneça assim ao longo do fim de semana. Há possibilidade de chuva.

Mario Isola, líder de competições de veículos da Pirelli: “Apesar de as equipes terem escolhido diferentes alocações de pneus antes da corrida, uma vez que eles têm que descartar alguns jogos, como determina o regulamento, é bem possível que, no fim, eles terminem com seleções bem parecidas para o treino classificatório e para a corrida. Uma coisa que definitivamente já pudemos constatar este ano foi que as velocidades e, por consequência, as cargas sobre os pneus, são sem precedentes. Isso é exatamente o que esperávamos de todas as pistas com altas cargas de energia nesta temporada, por causa da maior pressão aerodinâmica e dos pneus mais largos. Apesar dessas demandas adicionais, o supermacio estreou em Silverstone e quebrou o recorde da pista com Bottas. Até agora, este composto é cerca de o,7 segundos mais rápido que o macio. Se o tempo permanecer seco amanhã, o que definitivamente é um ponto de interrogação, podemos esperar que esse recorde seja diminuído ainda mais no classificatório.”

EB - www.autoracing.com.br

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