F1 – Foco nos pneus deve ficar para testes no Bahrain

sábado, 1 de fevereiro de 2014 às 9:26

Testes da Fórmula 1 em Jerez

A nova era da Fórmula 1 começou com quatro dias de testes em Jerez (que serão seguidos por mais duas sessões de quatro dias no Bahrain, mês que vem), com as equipes testando pela primeira vez seus novos carros e os pneus de 2014.

Com uma série tão revolucionária de mudanças técnicas, o tempo de pista foi bastante limitado em comparação com o ano passado, e muito pouco trabalho de pneus foi realizado.

No entanto, as equipes puderam experimentar pela primeira vez a gama de pneus 2014 da Pirelli, que apresenta novos compostos e construções. As equipes também provaram os novos Cinturato Verde (intermediário) e Cinturato Azul (para chuva forte) no segundo dia, que foi designado para o teste em pista molhada. Porém, na sexta-feira choveu de novo, oferecendo mais uma oportunidade.

A Pirelli também levou uma versão de ‘inverno’ do pneu duro para Jerez, projetado para permitir que as equipes maximizassem seus testes mesmo em baixas temperaturas ambientes (que chegaram a 6ºC).

“A ênfase não estava nos pneus durante este teste: em vez disso, as equipes estavam simplesmente tentando compreender este novo conjunto radical de normas e rodar os primeiros quilômetros com seus carros. Com tanta coisa para entender sobre os novos motores e regras aerodinâmicas, as equipes tentaram apenas aumentar o seu conhecimento sobre os carros. Os próximos testes no Bahrain devem permitir que eles concentrem-se nos pneus um pouco mais, tendo tido duas semanas para desenvolver seus carros e resolver os problemas que foram identificados em Jerez. Nós também estamos completamente abertos, flexíveis e prontos para adaptar os nossos pneus após os testes no Bahrain, onde teremos mais tempo de pista e capacidade de identificar qualquer necessidade de mudança e realizá-la. As regras deste ano estipulam um dia de testes de pneus de chuva, o que pudemos realizar na quarta-feira de manhã. Com mais chuva caindo na sexta-feira, as equipes tiveram mais uma oportunidade de experimentar os compostos para chuva antes de uma situação real de prova”, diz Paul Hembery, diretor de automobilismo da Pirelli.

Fatos do teste:

O primeiro dia foi extremamente tranquilo, com apenas 93 voltas completadas por oito pilotos e carros. Depois as equipes tentaram permanecer o maior tempo possível na pista. O último dia foi o dia mais movimentado do teste, com 688 voltas completadas.

Cada equipe tinha 25 jogos de pneus à sua disposição em Jerez. No total, 18 desses conjuntos foram escolhidos pela Pirelli (seis de ‘inverno’, quatro duros, dois médios e três tanto do intermediário quanto do de chuva). As equipes foram autorizadas a escolher com antecedência mais sete jogos de pneus para testar por carro, até o máximo de 25. No total, são permitidos 135 jogos de pneus por equipe para testes ao longo de 2014.

Devido ao grande número de novas variáveis ​​no trabalho, e à considerável diferença de tempos de volta ao longo dos quatro dias, não houve valor real na diferença de tempo entre os compostos que foram testados em Jerez. Dados mais significativos sobre os pneus devem ser vistos no Bahrein, que deverá contar com a presença de todas as equipes.

Mais testes Fatos:

Um total de 22 pilotos participou dos testes de Jerez, completando 1.470 voltas e 6.509 quilômetros.

O teste em Jerez no ano passado acumulou 3.531 voltas e 15.634 km .

O piloto da McLaren Kevin Magnussen estabeleceu o melhor tempo do teste de Jerez, com 1m23s276 na quinta-feira. A título de comparação, o tempo mais rápido no teste de Jerez no ano passado foi 1m17s879, cravado por Felipe Massa em uma Ferrari.

O maior número de voltas totais concluídos no teste de Jerez deste ano foi de Nico Rosberg, que acumulou 188 voltas com a Mercedes.

Os números do teste:

• Número total de jogos de pneus levados a Jerez: 250, que equivale a 1.000 pneus, dos quais:

– Supermacio: 2 conjuntos
– Macios: 9 conjuntos
– Médios: 52 conjuntos
– Duros: 52 conjuntos
– ‘Inverno’: 69 jogos
– Intermediários: 36 conjuntos
– De chuva: 30 conjuntos

• A quantidade total de conjuntos utilizados: 99

– Supermacio: 1 jogo
– Macios: 2 conjuntos
– Médios: 23 conjuntos
– Duros: 11 conjuntos
– ‘Inverno’: 32 jogos
– Intermediários: 20 jogos
– De chuva: 10 jogos

• Maior total de voltas consecutivas:

– 10 com composto supermacio
– 9 com composto macio
– 17 com o composto médio
– 24 com o composto duro
– 23 com o composto ‘inverno’
– 26 com o composto intermediário
– 13 voltas com o composto de chuva

• Maior / menor temperatura ambiente durante quatro dias: 17°C / 5°C

• Maior / menor temperatura da pista durante os quatro dias: 23°C / 6°C

Tempos do teste:

Dia 1

1. Kimi Raikkonen (Ferrari), 1min27s104, com composto ‘inverno’, novo
2. Lewis Hamilton (Mercedes), 1min27s820, composto ‘inverno’, usado
3. Valtteri Bottas (Williams), 1min30s082, ‘inverno’, usado

Dia 2

1. Jenson Button (McLaren ), 1min24s165, médio, novo
2. Kimi Raikkonen (Ferrari), 1min24s812, médio, usado
3. Valtteri Bottas (Williams), 1min25s344, ‘inverno’, novo

Dia 3

1. Kevin Magnussen (McLaren), 1min23s276, médio, novo
2. Felipe Massa (Williams), 1min23s700, duro, usado
3. Lewis Hamilton (Mercedes), 1min23s952, médio, novo

Dia 4

1. Felipe Massa (Williams), 1min28s229, duro, novo
2. Fernando Alonso (Ferrari), 1min29s 145s ) , médio, usado
3. Daniel Juncadella (Force India), 1min29s457, macio, novo

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