F1 – Fittipaldi: “Permitam aos pilotos dizerem o que sentem”
quinta-feira, 16 de julho de 2015 às 12:39Emerson Fittipaldi acredita que os pilotos devem ter mais liberdade para se expressarem fora da pista.
Em declarações à Motorsport.com, Fittipaldi sustenta que, atualmente, os pilotos são obrigados a fazer e dizer o que a equipe e patrocinadores determinarem e não o que eles realmente sentem. Ele os comparou a robôs.
“Nos Estados Unidos, todo mundo fala sobre liberdade de expressão”, disse ele. “Se você pilotar para a Ferrari, por exemplo, antes da conferência de imprensa lhe será dito ‘você não pode dizer isso’ ou ‘você não deveria dizer isso’. Isso é uma m***a!”
“Eu sou um robô? Ou tenho personalidade? Isso é o que está faltando”.
O brasileiro, que ganhou 14 corridas em sua carreira de F1, juntamente com dois títulos mundiais em 1972 e 1974, acredita que uma mudança tem que ser feita para permitir aos pilotos se expressarem mais.
Esta alteração, insiste ele, precisa vir das equipes de F1 e dos seus patrocinadores.
“A F1, o pessoal de relações públicas, devem permitir aos pilotos falarem mais”, disse ele. “Na minha época, eu tinha um relacionamento comercial de 20 anos com a Philip Morris, e sabia exatamente o que dizer, mas podia dizer qualquer coisa. Isto ainda permitiu à minha personalidade de amadurecer. Eu tinha liberdade de expressão, e isso significa tudo”.
Ele acha que os pilotos não são os culpados pela situação atual já que suas personalidades são reprimidas.
“Rosberg deveria ser autorizado a dizer ‘Oh cara, a Mercedes arruinou a minha corrida de hoje com as suas decisões, esses malditos!’ Eles devem ser autorizados a dizer qualquer coisa. Em vez disso, ficam sentados e quando perguntados ‘como foi a corrida?’ e eles apenas dizem ‘Boa’”.
“Eles precisam de personalidade. O sistema está errado, não são eles que estão errados. Não é culpa deles. Isto é esporte, e a atmosfera do esporte nunca deve ser prejudicada pelo que os atletas estão permitidos a dizerem”.
emerson fittipaldi, expressao, f1, ferrari, liberdade, liberdade de expressao, mercedes, mudança, Nico Rosberg, obrigados, patrocinadores, personalidade, philip morris, robos, sistema
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.