F1 – FIA trabalha em planos alternativos para sábado e domingo

sexta-feira, 9 de outubro de 2020 às 13:25

Michael Masi

Em um dia úmido e nebuloso, a ação de sexta-feira do GP da Eifel em Nurburgring foi perdida porque o helicóptero médico não conseguia deixar a pista e pousar com segurança nos hospitais designados na área de Koblenz.

O TL1 não começou no horário e boletins foram emitidos em intervalos de 30 minutos até que foi anunciado que não iria começar. O mesmo padrão se repetiu no TL2, e o dia terminou sem nenhum carro entrando na pista.

Em alguns locais, os carros podem circular sem cobertura de helicóptero médico se os hospitais credenciados puderem ser alcançados pela estrada em uma janela de 20 minutos, mas esse não é o caso em Nurburgring, então hoje a FIA não teve outra opção a não ser cancelar qualquer ação em pista.

Melhores condições climáticas são esperadas amanhã, mas a FIA espera garantir que a baixa visibilidade não acabe com a ação do dia.

“Esperamos que o nevoeiro vá embora”, disse Masi. “Já vimos entrar e sair o dia todo, então estamos operando no intervalo de 30 minutos com atualizações, trabalhando com o controle de tráfego aéreo local e com o piloto do helicóptero médico.”

“O tempo e a umidade estão bons. Só que o helicóptero médico não consegue voar para os hospitais devido ao nevoeiro, por isso, embora tenhamos o helicóptero de transmissão que está voando apenas ao redor do circuito, para ir daqui para qualquer um dos hospitais , se algo acontecer, não é possível.”

“E, portanto, de uma perspectiva de segurança, não começamos a sessão.”

Para sábado, Masi disse: “A previsão parece melhor, mas também estamos trabalhando em alguns planos alternativos, caso tenhamos uma situação semelhante, para podermos tentar contornar o problema.”

“Estamos trabalhando nisso enquanto conversamos. Trabalharemos nos planos alternativos e, ao mesmo tempo, deixaremos todos a par da situação do que estamos fazendo.”

Masi não gostaria de fazer o mesmo plano, mas em circunstâncias semelhantes no GP da China de 2017, um hospital mais próximo do circuito – e dentro da janela de 20 minutos de acesso por estrada – foi melhorado às pressas trazendo o equipamento neurológico que os protocolos da FIA exigem.

O momento de evacuação médica é coberto pelo Apêndice H do Código Desportivo Internacional, que afirma: “Com exceção de uma transferência direta para um centro de tratamento de queimaduras graves, o tempo de voo necessário para chegar a cada um dos hospitais mencionados no questionário médico para a competição e aprovada pelo delegado médico da FIA não deve, em condições normais, exceder aproximadamente 20 minutos. ”

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AS - www.autoracing.com.br

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