F1 – FIA simulou acidente de Alonso com o halo

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017 às 9:04
Acidente de Alonso no GP da Austrália

Acidente de Alonso no GP da Austrália

A FIA simulou o dramático acidente de Fernando Alonso no GP da Austrália de 2016 com o halo instalado como parte de sua análise do dispositivo de proteção ao cockpit da Fórmula 1.

“Nós analisamos aquele acidente especificamente quando fizemos o estudo do halo”, declarou Laurent Mekies, diretor de segurança da FIA, no Autosport International. “Vimos como o carro aterrissou, mas a principal questão era o que acontece se o piloto precisar sair”.

“A resposta tem duas partes. A primeira são os procedimentos padronizados dos comissários para desvirar o carro. Nós aceitamos que, se o piloto se sentir bem, ele nunca vai esperar por isso, tentará sair sozinho. Não é uma ótima ideia considerando o carro com o sistema elétrico e nós preferimos que ele espere, mas entendemos que é assim”.

“Colocamos um de nossos chassis com o halo de cabeça para baixo, colocamos Andy Mellor (consultor do Instituto Global de Segurança nos Esportes a Motor) nele como o pior caso possível e pedimos para que ele saísse exatamente na mesma posição de Fernando. Incrivelmente, ele conseguiu”.

“Portanto, sentimos que, naquele caso, o halo na verdade cria espaço para o piloto. Quando mostramos isso aos pilotos, eles não se impressionaram com a velocidade de Andy para sair do carro, mas pediram para tentar antes da introdução do halo, então eles terão esse treinamento algum dia”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.