F1 – FIA revela mais detalhes do acidente de Jules Bianchi
sexta-feira, 10 de outubro de 2014 às 14:43A FIA revelou mais detalhes sobre as circunstâncias que levaram ao horrível acidente de Jules Bianchi no GP do Japão.
Durante uma coletiva de imprensa no GP da Rússia na sexta-feira, o diretor de corrida Charlie Whiting mostrou imagens dos minutos anteriores à colisão de Bianchi com um veículo de recuperação. O vídeo, tomado a partir de câmeras com vista para a curva 7, mostrou os carros vindo através da longa curva à esquerda nos momentos finais do Grand Prix japonês.
Com a chuva caindo, a linha de corrida parece ter menos água sobre ela – com as piores condições do lado de fora da curva, onde os carros não estão passando. O incidente começa quando Adrian Sutil alarga a curva para a linha de fora com água e sai da pista.
Whiting disse: “Há uma linha relativamente seca. Como a chuva se intensificou, um pouco de água escorreu sobre a linha mais seca e, como carros abrem um pouco a curva ali, você vê que Adrian faz isto e perde o controle. Ele toca ligeiramente o ponto mais molhado da pista, e ele está atrás de Jules neste momento. Quando ele atinge aquela parte mais molhada da pista, ele perde o controle e roda.”
Uma volta depois, com bandeiras amarelas duplas agitadas sendo exibidas, Bianchi atinge o mesmo ponto com água. Mas ao contrário de Sutil, Bianchi não gira ao redor. Em vez disso, ele tenta corrigir a derrapagem e sai em linha reta para fora da pista.
Whiting acrescentou: “Você pode ver Jules fazendo algo semelhante. Ele passa pelo mesmo ponto com água, mas há uma pequena diferença – ele não roda como Adrian tinha feito. Ele corrige e sai numa trajetória um pouco diferente”.
O carro de Bianchi desliza em linha reta para fora da pista e salta através de uma caixa de brita antes de colidir com o veículo de resgate que está recuperando o carro de Sutil.
Whiting disse que ainda não foi possível avaliar exatamente qual a velocidade que Bianchi bateu no caminhão.
“É um pouco cedo demais, porque você não tem todos os dados corretos do carro quando ele está indo sobre a brita”, disse ele. “Os dados do GPS é tudo que você tem e não pode contar muito com isso. Não é uma boa ideia nesta fase, até que tenhamos investigações apropriadas, e realmente analisar a filmagem e os dados do GPS para ver qual foi a velocidade de impacto”.
“Seria muito cedo para soltar uma informação e voltar mais tarde e dizer que não foi bem assim”.
A trajetória do acidente de Bianchi significa que, mesmo se ele não tivesse atingido o caminhão, ainda teria sido um acidente considerável com as barreiras.
“Olhando para as primeiras estimativas da velocidade do carro, eu diria que teria sido – com a barreira de pneus de três linhas e o guard-rail – semelhante ao acidente de Heikki Kovalainen em Barcelona (em 2008)”, disse Whiting. “Mas isso é uma estimativa muito grosseira”.
Whiting disse que a análise inicial descartou uma falha mecânica como causadora do acidente.
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