F1 – FIA revela detalhes das novas regras de largada

sexta-feira, 10 de julho de 2015 às 12:53

Largada do GP do Brasil

A FIA emitiu uma nova diretiva técnica para as equipes de F1, esclarecendo como vai garantir que os pilotos são “os únicos responsáveis” pela largada numa corrida.

Após a reunião do Grupo de Estratégia da semana passada, a FIA disse que vai implantar limites mais rigorosos em matéria de apoio à pilotagem e instruções com “ênfase particular nas largadas”, entrando em vigor a partir do GP da Bélgica.

A diretiva revela como a comunicação e alterações nas configurações serão limitadas entre o tempo em que os carros que dirigem para o grid e a largada, para garantir que os pilotos não sejam excessivamente auxiliados em encontrar o ajuste correto da embreagem.

A partir de Spa, o ponto de mordida da embreagem não pode ser alterado a partir do momento em que o carro sai do box pela primeira vez após o pitlane ser aberto até depois da corrida começar.

Um botão manual de deslocamento do ponto de mordida pode ser usado após a corrida começar.

A FIA informou às equipes que a ativação do ponto de mordida pelo piloto pode ser inibida, desativando qualquer botão direto ou associado com essa função.

O corpo diretivo também aumentou sua repressão à comunicação por rádio com o piloto durante as voltas de reconhecimento ou de formação.

A comunicação será limitada a motivos de segurança, tais como um problema “crítico” com o carro, incluindo um aviso de furo ou dano, ou um problema com o carro de um concorrente.

O piloto pode também ser chamado para o pit, a fim de retirar o carro ou corrigir danos sofridos.

As equipes podem informar aos pilotos de avisos dos comissários, tais como bandeiras amarelas ou vermelhas, ou informações de controle de corrida quando uma largada for abortada.

Transmitir informações a respeito de pista molhada, óleo ou detritos em certas curvas ou instruções para trocar a posição com outros pilotos também é permitida.

As equipes que desobedecerem alguma das situações acima, seria considerado uma violação do artigo 20.1 dos regulamentos esportivos e resultaria em uma penalidade.

Atualmente, as equipes podem instruir os pilotos em todo o processo de preparação da largada, inclusive dando feedback sobre possíveis mudanças entre o treino de largadas na volta de formação e a largada real da corrida.

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