F1 – FIA rejeita reclamações sobre a asa traseira da Mercedes
quinta-feira, 22 de março de 2012 às 12:36Conteúdo patrocinado por: |
As reclamações de Lotus e Red Bull de que o duto-F ativado pelo DRS na asa traseira da Mercedes é ilegal foram rejeitadas pela FIA, de acordo com o site Autosport.
As duas competidoras querem que o assunto fosse esclarecido antes do GP da Malásia deste fim de semana, com ambas avaliando que o duto que ajuda a neutralizar as asas da Mercedes, proporcionando um aumento de velocidade nas retas, viola as regras que impedem dispositivos aerodinâmicos ativados pelo piloto.
As discussões entre a FIA e todas as equipes envolvidas ocorreram ao longo desta quinta-feira no paddock de Sepang, mas a federação não mudou sua opinião a respeito do caso. A FIA informou as equipes que continua convencida de que o conceito é legal porque é passivo, e não há nada nas regras que proíba um dispositivo ativado pelo movimento do DRS.
O diretor de prova da FIA, Charlie Whiting, que é o chefe do departamento técnico da Fórmula 1, disse na Austrália no último fim de semana: “É completamente passivo. Não há partes móveis nele; não interage com nenhuma suspensão. Nem com o volante, nada. Portanto, não consigo enxergar uma regra que o proíba”.
A notícia significa que Red Bull e Lotus – as duas equipes mais insatisfeitas com o conceito – agora precisam decidir se persistem no caso com um protesto oficial neste fim de semana na Malásia ou começam a desenvolver um sistema similar.
O chefe de competição da Mercedes-Benz, Norbert Haug, confirmou que o carro de sua equipe não terá alterações em relação ao GP da Austrália. “Este carro passou na inspeção e recebeu luz verde”, afirmou ele na Malásia.
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