F1 – FIA quer segurança nos novos modelos de narizes

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014 às 15:36

Caterham

A FIA está contatando as equipes de F1 para garantir que os novos narizes atendam as normas de segurança exigidas, em meio ao debate sobre seus projetos.

Um dos principais pontos de discussão dos novos carros de F1 que correram em Jerez nesta semana foram os narizes ‘feios’.

Embora a aparência dos carros tenha sido o principal tema de conversa para os fãs e chefes de equipe, a entidade máxima da F1 também decidiu dar uma olhada mais de perto na situação por razões de segurança.

O site Autosport soube que a FIA escreveu para as equipes exigindo que forneçam informações sobre a integridade estrutural das pontas dos narizes.

Numa orientação técnica que foi enviada para as equipes na quinta-feira, a FIA pediu dados de comparação entre os narizes dos carros do ano passado e deste ano.

Ela pediu informações sobre “áreas de corte transversal do nariz, tomadas vertical e normalmente da linha central do carro, em pontos de 50mm, 150mm e 300mm para trás a partir da ponta do nariz”.

“As mesmas seções transversais como acima onde mostram a construção das partes nas seções relevantes”.

A orientação acrescentou: “Em ambos os casos estamos interessados apenas no próprio nariz, e não na asa dianteira ou suportes”.

Entende-se que algumas equipes exploraram o regulamento para produzir narizes que cumprem tanto as regras técnicas quanto os testes de colisão, mas podem não ser realmente resistentes o suficiente para fornecerem a máxima proteção em caso de acidente.

A nova informação permitirá a FIA confirmar que os projetos de 2014 não são mais frágeis do que as versões do ano passado.

Embora a FIA não seja capaz de declarar os narizes ilegais por violarem as regras de dimensões ou testes de colisão, existe um regulamento superior que a permitiria agir se considerasse que não são suficientemente fortes.

O Artigo 2.3 do Regulamento Técnico da F1 diz que os carros podem ser impedidos de correrem, se os comissários da FIA não acreditarem que são seguros.

O Artigo diz: “Os Comissários Esportivos podem excluir um veículo cuja construção é considerada perigosa”.

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