F1 – FIA quer melhorar visibilidade das luzes de largada

sexta-feira, 22 de março de 2019 às 10:41

GP da Austrália

A FIA está trabalhando para melhorar as luzes de largada da Fórmula 1 no Bahrain, já que as asas maiores dos carros de 2019 tornaram as luzes difíceis de enxergar na Austrália.

Robert Kubica, que foi o último no grid em Melbourne, e Pierre Gasly, que largou em 17º, revelaram após a corrida que sua visão das luzes foi bloqueada pelo carro da frente.

“Quando eu parei (no grid), não conseguia ver as luzes”, declarou Kubica. “Elas estavam sendo bloqueadas pela asa traseira da McLaren (de Carlos Sainz), então eu podia ver o primeiro bloco de luzes e não o resto. Precisei me movimentar para a esquerda – foi um certo momento de pânico”.

Gasly acrescentou: “Com as novas asas traseiras maiores, eu não conseguia ver as luzes no grid, portanto tive de reagir com os carros ao meu redor e perdi algumas colocações”.

A FIA ouviu as reclamações dos pilotos e investigou por que o problema ocorreu, concluindo que foi uma consequência indesejada das novas asas traseiras maiores deste ano.

Entende-se que a federação agora está trabalhando com o Grupo da F1 em uma solução permanente que possa ser implementada a partir da próxima etapa no Bahrain.

Uma possível resposta seria um jogo extra de luzes situadas na metade do grid. A F1 teve isso em 2009 quando o problema surgiu pela última vez, mas elas foram removidas quando as asas mais baixas de 2017 acabaram com sua necessidade.

No ano passado, as luzes extras foram instaladas na parte inferior da frente do grid porque se temia que o halo atrapalhasse a visão dos pilotos. Elas foram mantidas nesta temporada.

[the_ad id=”237860″]

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.