F1 – FIA publica diretiva sobre retrovisores no halo

quinta-feira, 17 de maio de 2018 às 12:09

Retrovisor da Ferrari

Qualquer observador perspicaz que tenha analisado os controversos retrovisores montados no halo da Ferrari no último final de semana, sabia que isso provavelmente atrairia o escrutínio dos comissários.

E foi exatamente isso que aconteceu, com a FIA acabando com o conceito criativo da Scuderia no GP de Mônaco da semana que vem.

O corpo diretivo divulgou uma diretiva destinada a todas as equipes, esclarecendo sua posição sobre os retrovisores montados no halo e as restrições que são impostas.

“Embora a FIA aceite que as equipes projetem legitimamente os retrovisores, as caixas e os suportes para minimizar quaisquer efeitos aerodinâmicos negativos que possam causar, acreditamos que quaisquer benefícios aerodinâmicos devam ser incidentais, ou pelo menos mínimos”, afirma.

“Para garantir que este seja o caso, todas as montagens devem:

a) Fornecer uma contribuição estrutural significativa para o sistema de montagem. Se for usado mais de um suporte, poderá ser solicitado que nos satisfaça, por meio de um teste físico, para demonstrar isso.

b) Ser montado na superfície inferior e/ou interior da caixa do retrovisor”.

“Como os critérios para determinar a elegibilidade de uma montagem são, até certo ponto, subjetivos, a FIA estará disponível para discutir a legalidade de um novo design antes da sua introdução em uma corrida, para evitar desperdício de recursos, tempo ou dinheiro. Para esclarecer, as várias disposições feitas na TD/014-18 ainda se aplicam para retrovisores montados no halo. A FIA espera ter total conformidade com a presente diretiva técnica na próxima corrida”.

“A FIA reconhece que as regras atualmente em vigor em relação aos retrovisores não são perfeitas, e se esforçará para propor um conjunto mais completo de regras em termos de posição do retrovisor, montagens, visibilidade, etc. em um futuro próximo, com o objetivo para obter um apoio unânime para tais mudanças para 2019”.

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