F1 – FIA prosseguindo com o banimento do “modo festa”

segunda-feira, 17 de agosto de 2020 às 9:18

Mercedes

A FIA está prosseguindo com os supostos planos de banir o chamado “modo festa” dos motores antes da próxima corrida em Spa-Francorchamps.

Muitos veem isso como um claro ataque ao domínio da Mercedes, mas nem todos acreditam que vai funcionar.

“Todos falam que a Mercedes será mais prejudicada que as outras, mas quando você vê o quão veloz é o seu carro, precisa admitir que não é só por causa do motor”, disse JJ Lehto, ex-piloto de Fórmula 1, ao Iltalehti.

Até mesmo Toto Wolff, chefe da Mercedes, não esconde que o banimento do “modo festa” poderia ser um tiro pela culatra para a F1.

“O chamado modo festa é ótimo para nós porque podemos usá-lo na classificação. Se não pudermos mais fazer isso, teremos muito mais potência na corrida”, avisou Wolff. “Eu concordo com Lewis que nós não estamos preocupados com a perda de potência”.

Wolff acredita no argumento da FIA de que a proibição do modo festa tornará “mais fácil” para a federação monitorar “essas unidades de potência incrivelmente sofisticadas”. Porém, ele também disse ao jornal Kronen Zeitung que acha que há outra razão.

“Você sempre tenta brecar os mais rápidos, então tem de analisar isso no contexto esportivo”, declarou Wolff. “Mas para simplificar do nosso lado, significa que deixaremos o motor ainda mais potente na corrida porque precisamos tirar algo da classificação”.

Michael Masi, diretor de prova da F1, confirmou que a FIA está prosseguindo com o banimento.

“Nossos engenheiros fizeram um tremendo trabalho preparatório e nós também consultamos as fabricantes de unidades de potência”, disse ele em Barcelona. “Então, temos confiança total e pretendemos divulgar tal diretriz técnica antes da corrida em Spa”.

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.