F1 – FIA promete esclarecer regulamento sobre “caronas” entre pilotos
segunda-feira, 23 de setembro de 2013 às 15:11
Alonso e Webber
A FIA deve aconselhar os pilotos da F1 a não oferecer caronas para os rivais à partir de agora, segundo um jornal inglês.
Depois das falhas de segurança demonstradas por Mark Webber e Fernando Alonso depois do Grande Prêmio de Cingapura, fontes indicaram que a entidade deve rever o regulamento neste sentido.
Os dois pilotos receberam reprimendas por terem quebrado o regulamento, mas nada que tenha a ver com o fato de Webber ter subido na lateral do carro da Ferrari. Alonso foi punido por desrespeitar o artigo 30.13 do regulamento esportivo, que fala sobre pilotar o carro abaixo da velocidade indicada ou de uma maneira perigosa tendo em vista a segurança dos outros pilotos e comissários.
Já Webber foi reprimido pela quebra do artigo 30.9 (b), que proíbe qualquer piloto de voltar a pista sem a permissão de um comissário. O assunto será discutido na próxima reunião da GPDA, que acontecerá antes do GP da Coréia.
Entretanto, a FIA já declarou que estuda implementar algo que proíba este tipo de situação, e aconselhou os pilotos a não darem mais carona a rivais. A entidade também lembrou que nenhum piloto tem o direito de invadir a pista sem permissão de um comissário, nem muito menos parar no meio do circuito, como fez Fernando Alonso.
artigo, autoracing, cingapura, coreia, entidade, esportivo, f1, fernando alonso, fia, formula 1, gpda, Mark Webber, perigosa, pista, proibido, proibir, punição, regulamento, reprimenda, reunião, traçado
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.