F1 – FIA pode ignorar equipes para impor novas regras em 2021

segunda-feira, 26 de novembro de 2018 às 12:03

Jean Todt, Mario Tronchetti Provera e Chase Carey

O corpo diretivo da Fórmula 1 não concorda com as equipes de impor mudanças nas regras para a temporada de 2021.

A aprovação do Grupo de Estratégia e da Comissão de F1 é necessária para ratificar as mudanças de regras para temporadas antes de 2021. Mas, como os contratos comerciais da Fórmula 1 expirarão no final de 2020, essa estrutura de governança não se aplica às temporadas subsequentes.

Portanto, a FIA pode impor mudanças para 2021 sem a aprovação das equipes. Isso inclui a mudança para as rodas de 18 polegadas, como o diretor da corrida da FIA Charlie Whiting confirmou.

“Isso faz parte do pacote de regulamentação para 2021”, confirmou Whiting. “Isso não tem que passar pela comissão de Fórmula 1 porque é para 2021”.

Perguntado se isso significa que a FIA tem uma “mão livre” quando se trata de determinar as regras futuras da F1, Whiting disse: “Nós temos – não há necessidade de regulamentações para passar pelo Grupo de Estratégia porque essa governança expira. Nós não temos uma nova ainda”.

No entanto Whiting acredita que a introdução da roda de 18 polegadas é amplamente apoiada pelas equipes. “Acho que todos concordaram e as equipes sabem há algum tempo que a proposta é ir para as rodas de 18 polegadas”.

“Então eu não acho que há surpresas lá e eu não acho que haja algum objetivo. Faz parte do pacote que estamos juntando com a FOM”.

“A questão separada de se precisa ou não ir para a Comissão de F1, não é, estritamente falando, porque não há governo além de 2020. Provavelmente haverá uma comissão de Fórmula 1, mas pode ser diferente”.

Até que uma estrutura de governança pós-2020 seja implantada, o poder de aprovar regras para 2021 e além dependerá do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA.

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.