F1 – FIA planeja restrições de velocidade sob bandeira amarela

sexta-feira, 10 de outubro de 2014 às 15:16

Reunião da FIA em Sochi

A FIA se reunirá com equipes de F1 em Sochi no sábado para discutir a implementação de um limite de velocidade sob bandeira amarela.

Com o relatório inicial sobre acidente tendo sido dado ao presidente da FIA, Jean Todt, uma das principais lições a aparecer é que a velocidade dos carros em zonas de precaução precisam ser melhor controladas.

O diretor de prova Charlie Whiting acredita que precisam encontrar um sistema em que a velocidade dos carros sob bandeiras amarelas duplas seja controlada pela FIA, em vez de depender de pilotos para fazer o que eles acham que é melhor.

Ele chamou os chefes de equipes para uma reunião no GP da Rússia para discutir maneiras de introduzir este sistema para 2015.

“É melhor tentar colocar em prática um sistema onde fica muito mais claro para todo mundo o quanto nós pensamos que os carros devem desacelerar em circunstâncias semelhantes”.

“Queremos uma forma de tentar impor um limite de velocidade – que provavelmente não será um limite de velocidade como tal, mas haverá uma maneira de controlar a velocidade com total certeza e clareza”.

Whiting descartou a ideia de um limite de velocidade rigoroso, como o Campeonato Mundial de Endurance usa com o seu conceito de ‘Código 60’, mas disse que o uso de um tempo delta que é atualmente usado por períodos de safety car seria uma forma de conseguir.

Embora a introdução de um limite de velocidade sob bandeira amarela seja um projeto de longo prazo, Whiting disse que a FIA seria mais cautelosa sobre como lida com situações em que os veículos de resgate estão na pista a partir de agora.

Quando perguntado se as mudanças serão feitas nos tratores neste fim de semana, ele disse: “Não há nada que possamos fazer nos tratores como tal. Tudo o que posso dizer é que iremos utilizá-los com extrema cautela”.

Whiting também disse que a FIA vai investigar formas de tornar obrigatória uma saia em torno dos veículos de resgate para evitar a possibilidade de carros de F1 irem para debaixo deles – como Bianchi fez.

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.