F1 – FIA planeja banir “modo de classificação” dos motores em 2021

quarta-feira, 12 de agosto de 2020 às 10:38

Mercedes

A FIA pretende banir o “modo de classificação” desenvolvido pela Mercedes e outras fabricantes de motores da Fórmula 1.

As fabricantes vêm investindo um esforço significativo no desenvolvimento de ajustes otimizados que proporcionam um aumento de potência de curta duração, mas a FIA quer acabar com isso nas novas regras introduzidas para a temporada 2021.

O aumento do consumo de combustível e a sobrecarga extra que os “modos de classificação” colocam nos motores os tornam inadequados para o uso constante ao longo de uma corrida. Entretanto, os ajustes permitem que as equipes maximizem sua performance durante a classificação.

A Mercedes é vista como líder nessa área há muito tempo. No GP da Inglaterra, Christian Horner, chefe da Red Bull, estimou que o W11 era cerca de quatro décimos mais veloz que o carro de sua equipe em ritmo de corrida, mas eles ficaram separados por um segundo na classificação.

Segundo o site RaceFans.net, a intenção da FIA de proibir esses modos foi revelada em uma carta enviada às equipes na terça-feira pelo secretário geral de esportes da federação, Peter Bayer.

Na carta, confirmada por várias fontes, a FIA descreveu sua intenção de esclarecer o uso dos modos para a temporada 2021 estipulando que os ajustes de performance utilizados na classificação devem ser os mesmos na corrida.

A exigência poderia aplicada por meio do regulamento existente do parque fechado, que restringe alterações no acerto entre as duas sessões.

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.