F1 – FIA permite desenvolvimento de motores em 2015

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015 às 13:40
FIA autoriza equipes a realizarem testes no Bahrain

Federação Internacional de Automobilismo

Os atuais fabricantes agora terão permissão para desenvolver seus motores durante a temporada de 2015, após a FIA aceitar que havia uma brecha nos regulamentos.

Os rivais da Mercedes, a Ferrari e a Renault, pressionaram no final de 2014 para o descongelamento de motores ser facilitado para lhes dar mais tempo para introduzir melhorias, ao invés de ter que fazer todas as alterações dentro do prazo da pré-temporada.

Mas com a Mercedes firme e se recusando a ceder muito terreno, parecia que as esperanças da Ferrari e Renault por algum tempo extra foram frustradas.

No entanto, a situação mudou drasticamente quando foi sugerido à FIA que as regras do motor não estipulavam quando um motor final tinha que ser apresentado para 2015.

Embora a FIA tenha dado sempre a impressão de que os novos motores teriam de ser homologados para a primeira corrida, isso nunca foi explicitamente previsto nas regras.

Um porta-voz da FIA disse: “Sempre foi ‘prevê-se’, ainda que não explicitamente declarado nas regras, que os fabricantes teriam que trabalhar com modificações no motor dentro dos limites das regras e, em seguida, homologar o seu motor de 2015 [na primeira corrida]”.

“É simples, mas quando você ler [o livro de regras], ele não diz isto, infelizmente”.

O diretor técnico da Ferrari James Allison trouxe o assunto numa reunião com a FIA no GP de Abu Dhabi, e houve mais discussões sobre o assunto na reunião do Grupo de Estratégia antes do Natal.

Com a FIA admitindo que a redação dos regulamentos estava aberta à interpretações, foi posteriormente dito às equipes que o caminho “mais lógico e seguro” para a frente é aceitar que não há data real para a homologação de 2015.

Isso significa que os fabricantes têm agora a possibilidade de introduzir melhorias para seus motores ao longo da temporada, desde que cumpram o limite de 32 tokens de desenvolvimento que estão previstos dentro das regras e não excedam o limite de quatro motores por carro para a temporada.

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.