F1 – FIA pede a Ferrari e a Mercedes informações sobre testes com a Pirelli

segunda-feira, 3 de junho de 2013 às 13:29

Mercedes e Ferrari

A FIA pediu a Ferrari e a Mercedes para fornecerem informações sobre os testes feitos com a Pirelli em Barcelona. O teste secreto da montadora alemã, imediatamente depois do Grande Prêmio da Espanha, foi o foco inicial da polêmica criada durante o final de semana de Mônaco. Ferrari e Red Bull entraram com um pedido contra o fato da Mercedes ter usado o carro de 2013, com os comissários passando a responsabilidade de julgamento a FIA. Outro caso seria o da Ferrari, que teria testado para a Pirelli com um carro de 2011, duas semanas antes de Barcelona. Na sexta-feira a noite, a FIA anunciou que, tanto a Scuderia quando a Mercedes, participarão do processo de investigação.

“A FIA pediu a Tem Mercedes AMG Petronas F1 e a Scuderia Ferrari Team, que participaram de testes de pneus durante a temporada 2013, para participarem de uma comissão disciplinar que julgará o ocorrido baseado nas regras judiciárias e disciplinares da FIA,” declarou a entidade. “Esta ação é baseada no relatório feito pelos comissários do Grande Prêmio de Mônaco e representa a decisão da FIA, depois de recebido algumas informações complementares fornecidas pela Pirelli no dia 28 de maio.”

Apesar do teste da Mercedes ter sido o foco maior da investigação até hoje, a inclusão da Ferrari neste processo disciplinar foi uma surpresa, já que testar com o carro de 2011 seria permitido pelo regulamento. Alguns detalhes deste teste ainda são confidenciais, mas a seção com o F150 teria sido totalmente paga pela Pirelli e conduzida por um cliente da Scuderia, ou seja, completamente a parte da equipe oficial.

Teoricamente, testes com carros de duas temporadas atrás seriam permitidos, mas agora, isso parece também ter sido colocado em dúvida pela entidade máxima do automobilismo mundial.

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.