F1 – FIA não descarta punições após teste secreto

segunda-feira, 27 de maio de 2013 às 9:41

Mercedes

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A FIA não está descartando a possibilidade de aplicar punições, depois que os comissários investigaram o teste secreto de pneus da Mercedes em Barcelona.

Antes do GP de Mônaco, Red Bull e Ferrari fizeram um protesto oficial, argumentando que o teste de três dias com um carro especificação 2013 violou o regulamento esportivo.

Tendo conduzido uma investigação após a corrida de domingo, a FIA confirmou que sabia que a Pirelli queria fazer o teste, mas concedeu apenas uma permissão condicional caso “todas as outras equipes recebessem a oportunidade” de testar também.

“A FIA não recebeu nenhuma confirmação de que todas as equipes receberam uma oportunidade de participar desse teste”, acrescentou a declaração da federação. Agora, a FIA não está descartando uma intervenção do Tribunal Internacional, que poderá “aplicar punições”.

No entanto, Niki Lauda, da Mercedes, disse ao jornal O Estado de S. Paulo que a FIA “enviou um delegado” para o teste, e que Charlie Whiting e Bernie Ecclestone também sabiam. Um porta-voz da Pirelli afirmou que a Ferrari foi convidada para o teste e recusou a oferta, enquanto Helmut Marko revelou que um engenheiro da Red Bull também foi “informalmente” questionado.

Rumores indicam que Red Bull e Ferrari recusaram porque acreditavam que o teste seria feito com um carro de dois anos. De fato, entre a China e o Bahrain, foi realizado um teste de pneu da Pirelli com uma Ferrari de 2010.

Mas “todas as equipes gostariam de um teste exclusivo com um carro atual”, declarou Christian Horner, chefe da Red Bull, no domingo. Monisha Kaltenborn, chefe da Sauber, disse à Auto Motor und Sport: “Nós não sabíamos nada sobre isso (o teste da Mercedes)”.

Contudo, o diretor executivo da Mercedes, Toto Wolff, nega que a equipe tentou esconder o teste, e desmentiu as sugestões de que a organização alemã usou a oportunidade para testar desenvolvimentos do carro. “Houve apenas dez dias entre o pedido e o teste, o que não é tempo suficiente para produzir partes de desenvolvimento”.

E o presidente da Mercedes, Niki Lauda, insistiu: “Quando pedimos para fazer isso, nosso chefe Ross Brawn ligou para Charlie Whiting e perguntou se um teste era compatível com o regulamento esportivo. Charlie consultou os advogados da FIA e nos deu permissão. Além disso, a Pirelli não convidou apenas nós, mas também a Red Bull”.

Christian Horner confirmou que a Red Bull foi convidada pela Pirelli: “Nós recusamos, porque, em nossa opinião, tal teste viola o regulamento”, disse ele.

 

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