F1 – FIA: Muito cedo para dizer se Halo salvou Leclerc

domingo, 26 de agosto de 2018 às 17:03

Sauber

O Halo desempenhou um papel na proteção de Charles Leclerc no enorme acidente no início do GP da Bélgica, mas é cedo demais para dizer o quão importante foi, de acordo com o diretor de provas da FIA, Charlie Whiting.

O Halo de Leclerc tinha marcas visíveis do contato da McLaren de Fernando Alonso, que voou sobre a Sauber no início da corrida. Whiting disse que “seria um pouco especulativo” dizer nesta fase que o Halo, que foi introduzido este ano, salvou Leclerc de ferimentos graves.

“Mas não é preciso muita imaginação para pensar que as marcas dos pneus poderiam estar na cabeça de Charles (capacete). Seria um milagre se o Halo não estivesse lá. Há uma enorme extensão das marcas de pneus”, comentou.

Alguns foram rápidos em elogiar o papel que Halo desempenhou, incluindo o campeão mundial aposentado de 2016, Nico Rosberg, que postou nas redes sociais: “Podemos encerrar a discussão sobre o Halo agora. Isso salvará vidas!”.

O ex-piloto de Fórmula 1 Max Chilton, que quase foi atingido por um pneu durante o GP da Inglaterra de 2014, escreveu: “E as pessoas ainda pensam que carros de corrida não deveriam tê-los. Poderíamos ter perdido outro talento fantástico hoje sem ele”.

A FIA vai olhar de perto como o Halo de Leclerc resistiu ao impacto para ver o que pode ser aprendido com o acidente. “Nós tivemos um exame superficial das partes”, disse Whiting. “É um pouco cedo para dizer. A câmera de alta velocidade não nos diz muita coisa. A câmera de bordo que vimos até agora não é particularmente clara”.

“O que está claro são as marcas significativas de pneus no chassi e no Halo. Tiramos muitas fotos e nossos pesquisadores entrarão em contato com a Sauber amanhã de manhã apenas para nos certificarmos de que entenderemos, por exemplo, quando eles tirarem o Halo, se as fichas e os parafusos que o prendem estão em boa forma”, prosseguiu.

“E, mais importante, ver se está distorcido. Ele está sendo segurado pelos parafusos no momento, mas ver se ele tem uma forma diferente e podemos tentar aprender o que pudermos com isso. Mas parece que ele teve uma boa pancada”, concluiu Whiting.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.