F1 – FIA limitará novamente o mapeamento dos motores, em 2012

sexta-feira, 21 de outubro de 2011 às 15:52

f111-motor mercedes-350As equipes da Formula 1 receberam a notícia de que seus motores sofrerão ainda mais limitações no mapeamento, para a temporada do ano que vem. A idéia entrará em prática pelo desejo da FIA em evitar que as equipes continuem tirando proveito do aproveitamento de gases do escapamento dos carros.

Mesmo com a proibição dos difusores soprados para 2012, forçando as equipes a utilizarem novamente os canos de escape no formato de “periscópio”, a entidade máxima do automobilismo revelou desconfiar que algumas equipes ainda tiram proveito do efeito.

Ross Brawn, chefe de equipe da Mercedes GP, expressou o seu medo diante da questão, pois segundo o dirigente, agora está claro que todas as equipes podem tirar vantagens aerodinâmicas do sistema, uma vez que existe um melhor entendimento do funcionamento do difusor soprado entre todos na Formula 1.

“Em nosso caso, nosso escapamento ainda é bem convencional, mas se alguém vier com algo dramaticamente diferente, bom, deveremos esperar para ver”, disse Brawn. “Vou dizer que não acredito na possibilidade de ninguém apresentar um sistema de escapamento inovador, porque uma vez que aprendemos algo, não podemos `desaprender´isso”.

“A melhora da performance proveniente do uso dos gases do escapamento é substancial e agora todos na F1 possuem um melhor entendimento de como utilizar essa performance, tirando proveito do sistema de mapeamento dos motores”.

Mark Gillan, diretor técnico da Williams, parece ter a mesma opinião e afirma que todas as equipes no momento trabalham para que sejam encontradas maneiras de melhorar ainda mais o uso dos gases de escapamento com fins aerodinâmicos.

“Penso que de todos os regulamentos, eu nunca vi uma temporada onde não existisse potencial para uma evolução”, disse Gillan. “Isso é parte da diversão no lado de desenvolvimento da categoria. O trabalho dos engenheiros e projetistas da Formula 1 é encontrar áreas com potencial nos carros, onde o regulamento é ainda vago, para que essas áreas possam ser exploradas”, concluiu.

FH – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.