F1 – FIA esclarece por que Hamilton não foi penalizado
terça-feira, 27 de junho de 2017 às 9:21
Lewis Hamilton
A FIA esclareceu os motivos de por que não encontrou falhas na desaceleração de Lewis Hamilton sob o carro de segurança, desencadeando o choque com Sebastian Vettel que levou ao incidente durante o GP do Azerbaijão.
Pouco antes do ingresso do carro de segurança, os dados mostram que Hamilton desacelerou de 80 km/h para 54 km/h enquanto os carros faziam a curva 15, pegando Vettel desatento e resultando em contato entre os dois.
Vettel então foi para o lado de Hamilton e “deliberadamente” atingiu a roda dianteira esquerda do Mercedes em um ato de agressão.
Com Vettel recebendo uma penalidade de 10 segundos para o incidente, o alemão estava furioso ao receber sua punição quando ele achava que Hamilton era o piloto culpado pelo que ele chamou de “teste de freios”.
No entanto, a FIA explica que Hamilton conduziu de maneira correta e consistente em todas as relargadas, não exigindo nenhuma investigação.
“Os comissários examinaram os dados do carro de Hamilton na colisão de Vettel. Surgiu que Hamilton manteve corretamente uma velocidade consistente e se comportou da mesma forma naquela ocasião como em todas as outras relargadas durante a corrida”.
O próprio Hamilton diz que usou métodos idênticos em cada relargada do carro de segurança e ficou surpreso que pegou Vettel desprevenido da segunda vez.
“Na curva 7, me disseram que o carro de segurança ia entrar, só tenho permissão para manter um intervalo entre eu e o carro de segurança de dez carros enquanto as luzes estão acesas. Indo para a curva 15 estou mais ou menos em torno dessa lacuna e quando estou descendo a colina, posso ver as luzes apagando e naquele momento não preciso acelerar para manter o intervalo”.
“Então eu mantive um ritmo consistente, uma desaceleração consistente até a tangência e simplesmente não acelerei… Fiz isso pela primeira vez e fiz isso pela segunda vez. Foi na segunda vez que houve a colisão”.
Azerbaijão, baku, carro de segurança, f1, ferrari, fia, lewis hamilton, mercedes, metodos, motivos, penalidade, Sebastian Vettel, superlicença, teste de freios
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.