F1 – FIA esclarece ambiguidades das restrições de rádio

segunda-feira, 24 de agosto de 2015 às 9:26

Pit wall da Mercedes

A FIA foi forçada a dar esclarecimentos adicionais em relação às suas restrições das comunicações de rádio na Fórmula 1.

Entre as mudanças, estão detalhes mais precisos de quando certas mensagens podem ou não ser transmitidas.

A lista a seguir mostra quais mensagens são permitidas de acordo com o artigo 20.1 do regulamento esportivo, que afirma que “o piloto deve guiar o carro sozinho e sem ajuda”.

Mensagens passadas na pista, na entrada ou saída dos pits durante voltas de reconhecimento; considera-se que um carro está em uma volta de reconhecimento do momento em que ele deixa o pitlane até retornar ou chegar à sua posição no grid:

1. Você pode notificar o piloto a respeito de um problema crítico com o carro, como pneu furado ou danos.

2. Você pode notificar o piloto a respeito de um problema com o carro de um competidor.

3. Você pode dizer ao piloto para entrar no pitlane para consertar o carro ou abandonar a prova.

4. Você pode notificar o piloto a respeito de bandeiras amarelas, vermelhas, largada abortada ou outras instruções similares e informações do controle de corrida.

5. Você pode informar o piloto sobre pista molhada, óleo ou destroços em certas curvas.

6. Você pode dizer ao piloto para respeitar o tempo máximo fornecido desde que esteja claro que ele corre o risco de excedê-lo.

7. Você não pode dizer ao piloto para passar pelo pitlane.

8. Você não pode pedir que o piloto vá para o final do grid.

9. Você não pode discutir uma checagem de equilíbrio com o piloto.

10. Você não pode dizer ao piloto para desligar o carro.

11. Você não pode executar uma checagem de rádio com o piloto.

As equipes podem conversar livremente quando o carro está no pitlane antes ou entre quaisquer voltas de reconhecimento, e para mais clareza, os seguintes pedidos específicos são permitidos:

1. Você pode dar ao piloto instruções em relação à volta seguinte.

2. Você pode lembrar o piloto de fazer um treino de largada na saída dos pits.

3. Você pode discutir uma checagem de equilíbrio com o piloto.

4. Você pode pedir que o piloto vá para o final do grid.

5. Você pode executar uma checagem de rádio simples com o piloto (“ouvimos alto e claro”, por exemplo).

6. Você pode pedir que o piloto retorne ao pitlane.

7. Você pode informar o piloto sobre preocupações de segurança específicas do pitlane, como a presença de convidados na área de pit-stop. Essa mensagem (e apenas ela) também pode ser dada na entrada dos pits.

As equipes também podem conversar livremente no rádio e passar quaisquer mensagens ao piloto no grid ou no pitlane até um minuto antes do início da volta de formação.

A partir do sinal de um minuto e até a largada da corrida, as únicas mensagens permitidas são para informar o piloto a respeito de um problema crítico com o próprio carro ou com o carro de um competidor, como pneu furado ou danos.

 

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