F1 – FIA emite mais uma diretiva técnica em relação a motores

FIA

A FIA emitiu outra diretiva técnica antes do GP do Brasil deste fim de semana, que cobre outra possível área cinzenta do regulamentos de motor da F1.

Em Austin, o corpo diretivo da F1 publicou um esclarecimento sobre uma possível brecha no regulamento sobre o fluxo de combustível dos motores da F1, um tecnicismo que teoricamente talvez permitisse um aumento na potência do motor em momentos específicos.

A diretiva técnica emitida pela FIA em Austin no sábado foi uma resposta a uma pergunta da Red Bull  que, juntamente com a Mercedes, levantou questões sobre uma possível manobra de fluxo de combustível e sua legalidade, com a Ferrari sendo vista como o objetivo final de a iniciativa.

Coincidentemente, após a publicação daquela diretiva, os carros da Scuderia sofreram uma relativa perda de forma na classificação e no dia da corrida no GP dos EUA, alimentando especulações de que a Ferrari talvez tivesse realmente explorado a suposta brecha no fluxo de combustível.

Ontem, quarta-feira, de acordo com um relatório do sempre bem informado Tobi Gruner da Auto Motor und Sport, a FIA emitiu outra diretiva técnica (TD 38/19), desta vez abordando o potencial uso ilícito de líquido inflamável no sistema de refrigeração de um motor, insistindo que o líquido não pode ser usado para combustão para aumentar o desempenho.

A diretiva também se referia a uma disposição mais antiga das regulamentações técnicas que proíbe a prática de usar óleo como combustível nas câmaras de combustão de um motor.

A FIA, provavelmente incentivada por perguntas dos rivais da Ferrari, está fazendo o possível para reforçar as regras e eliminar da melhor maneira possível áreas cinzentas ou brechas que, se exploradas, podem ser alimentar especulações de trapaça.

O chefe da Scuderia, Mattia Binotto, negou veementemente que seus engenheiros estejam fazendo jogo sujo, insistindo que os ganhos da UP Ferrari na segunda parte da temporada são o resultado de um trabalho legítimo.

Mais do que nunca, todos os olhos estarão voltados para a Ferrari neste fim de semana em Interlagos, onde outra queda de performance só vai acender ainda mais as chamas das especulações envolvendo a equipe italiana.

Clique AQUI para apostar no GP do Brasil

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.