F1 – FIA diminui restrições para teste de Silverstone
sexta-feira, 5 de julho de 2013 às 15:53Os pilotos de F1 não estarão restritos a trabalhar apenas com os pneus durante o teste para jovens pilotos, segundo a FIA. Depois que alguns titulares questionaram o interesse de participar da sessão que acontecerá entre os dias 17 e 19 de julho, já que não poderiam trabalhar no acerto do carro, a Federação decidiu esclarecer o que será e o que não será permitido.
Apesar da regra original, de que os pilotos titulares só poderão participar do teste se não estiverem envolvidos com o desenvolvimento do carro, ainda ser válida, a FIA decidiu permitir que os pilotos trabalhem no balanço do carro com os novos pneus.
“Nós podemos confirmar que, já que apenas um tipo de construção* de pneu estará disponível para este teste, não será necessário que as equipes mantenham a FIA informada sobre as atividades dos pilotos,” declarou um porta-voz da entidade.
A Comissão Esportiva também já declarou que os pilotos titulares poderão ser usados apenas durante um dia. As equipes podem, entretanto, colocá-los para testar em dias diferentes, divididos em dois expedientes. Jenson Button foi um dos que criticaram a FIA por não permitir que eles trabalhem no acerto de seus carros.
“Se é para testar apenas um tipo de pneu, então não podemos chamar isso de teste, pois seria inútil. Eu acho que não estarei presente nessa seção. Eu já conheço bem o circuito de Silverstone,” comentou Button.
Sam Michael, diretor esportivo da McLaren, disse que sua equipe ainda não sabe quem pilotará seus carros.
“Ainda não sei. Vamos terminar este final de semana e avaliar se será útil levar nossos pilotos titulares para lá, ou se testaremos apenas com os reservas. Eles não precisam de quilometragem em Silverstone, então veremos se eles podem contribuir com outra coisa,” completou Michael.
A Pirelli revelou que levará dois tipos do novo composto** para Silverstone, com três jogos de pneus duros e dois jogos de pneus médios disponíveis por dia para cada carro.
* Construção do pneu pode ser com cinta de aço, de kevlar ou outros materiais, além da rigidez da estrutura, paredes laterais, formato dos ombros, etc.
** Composto do pneu é a borracha que fica em contato com a pista, que pode ser super macia, macia, média ou dura.
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