F1 – FIA deverá ser flexível com a regra dos 107% em Melbourne

quinta-feira, 13 de março de 2014 às 10:21

Classificação da Fórmula 1

Os comissários da Fórmula 1 deverão ser flexíveis ao permitir que pilotos que não ficarem dentro do limite de 107 por cento da pole position participem dos GPs neste ano.

Falando antes do GP da Austrália, Charlie Whiting, diretor de prova da Fórmula 1, disse que é improvável que a regra seja rigidamente imposta por causa da situação atual em relação à performance e à confiabilidade.

“A regra dos 107 por cento foi introduzida para garantir que as equipes que não eram capazes de produzir um bom carro com a performance exigida não participassem das corridas”, declarou Whiting. “Temos aqui 11 equipes que são capazes, mas elas podem estar sofrendo uma perda de desempenho temporária”.

“Tenho certeza que os comissários serão muito simpáticos com qualquer equipe que não cumprir a regra dos 107 por cento. Há um mecanismo dentro das regras para permitir isso em circunstâncias excepcionais. Nem sempre precisa ser porque um piloto marcou um tempo adequado em uma sessão anterior”.

Entretanto, Whiting deixou claro que os comissários analisarão cada caso individualmente, e se uma equipe não conseguir completar nenhuma volta durante os treinos e a classificação, ela não terá permissão automática para largar.

“Os comissários irão decidir. Acredito que temos 11 equipes de Fórmula 1 bastante profissionais, e se elas tivessem aquele problema (de não completar nenhuma volta), estou certo de que haveria razões muito boas para isso”.

“Se elas não completarem nenhuma volta, os comissários podem pensar que é um pouco demais. Mas não cabe a mim dizer. A idéia é que os comissários farão o possível para garantir que todos participem da corrida”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.