F1 – FIA deve reconsiderar sua posição em relação à Honda

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015 às 9:30

McLaren-Honda

A FIA poderá repensar sua decisão de excluir a Honda do novo “descongelamento” dos motores.

Uma brecha nas regras existentes permitirá que as fabricantes de 2014 – Ferrari, Renault e Mercedes – desenvolvam seus V6 turbo durante a temporada neste ano.

Mas devido ao fato da nova parceira de fábrica da McLaren estar estreando, Charlie Whiting, da FIA, determinou que ela terá sua unidade homologada ou “congelada” no dia 28 de fevereiro, exatamente como as fabricantes de 2014 há quase um ano.

A McLaren afirmou nesta semana que está discutindo o assunto com a federação. E um porta-voz da Honda declarou ao jornal esportivo espanhol Marca que a marca japonesa está “irritada e triste” com a situação, “mas não queremos fazer comentários adicionais”.

Acredita-se que mais reuniões ocorrerão nos próximos dias, mas as fornecedoras de 2015 já se reuniram nesta semana em Genebra a fim de conversar sobre o desejo de Bernie Ecclestone de mudar a fórmula do motor para 2016.

Entretanto, de acordo com a Autosprint da Itália, a Honda também levantou o assunto do “descongelamento” na reunião. O correspondente Roberto Chinchero revelou: “A Honda foi ouvida. Na reunião em Genebra, a FIA decidiu reconsiderar sua posição em relação à Honda”.

“Tomando nota das preocupações da Honda, a questão permanece em aberto e provavelmente será definida em uma reunião posterior entre as fabricantes que foi marcada para daqui duas semanas”.

“Também há rumores sobre um ‘plano B’ dos japoneses. Se a FIA mantiver sua posição atual, a McLaren poderá protestar contra cada atualização técnica que for levada para a pista pelas outras fabricantes, invocando o regulamento técnico que proíbe homologações múltiplas da unidade de potência”, acrescentou Chinchero.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.