F1 – FIA desiste de restringir ainda mais a comunicação de rádio
quinta-feira, 12 de março de 2015 às 9:09A FIA não vai introduzir limitações mais extremas sobre a comunicação dos pits com o carro durante as corridas de Fórmula 1, ao contrário dos planos anunciados no ano passado.
“Nós vamos tratar isso (o banimento da comunicação de rádio) como no final do ano passado”, declarou Charlie Whiting, diretor de prova da FIA. “Tudo o que possa ser considerado ajuda ao piloto não será permitido”.
“Porém, o que dissemos que seria feito é introduzir o banimento em dois estágios, as instruções aos pilotos seriam proibidas no restante de 2014 e então seríamos muito mais rígidos em 2015, mas decidimos não fazer isso”.
Os planos de restringir severamente a comunicação de rádio encontraram resistência das equipes, particularmente quando se trata da operação das complexas unidades de potência híbridas. Como resultado, foi decidido que a interpretação das regras usadas no final da temporada passada é suficiente.
“A razão pela qual decidimos não dar sequência ao plano foi que a Comissão da Fórmula 1 sentiu que realmente não havia nenhuma necessidade de fazer isso”, disse Whiting. “Era uma interpretação bastante severa das regras, então creio que foi perfeitamente razoável limitar apenas as instruções ao piloto. Não vejo nenhuma razão para mudar essa visão durante o curso do ano”.
Apesar de nenhum piloto ter sido punido nas últimas sete corridas do ano depois da introdução das limitações sobre a comunicação de rádio, Whiting afirmou que qualquer infração pode resultar em uma penalização.
“O artigo 20.1 do regulamento esportivo diz que se um piloto não estiver guiando o carro sozinho e sem ajuda, há potencial para uma punição”, disse ele.
2015, ajuda, autoracing, charlie whiting, comunicação, diretor, f1, fia, formula 1, formula-1, instruções, noticias, pilotos, prova, rádio, restrições, temporada
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.