F1 – FIA desiste de caixa de câmbio padronizada para 2021

sexta-feira, 24 de maio de 2019 às 16:41

Ferrari

A FIA anunciou que está abandonando a introdução de uma especificação única da caixa de câmbio para a Fórmula 1 em 2021. Em fevereiro, foi lançado um concurso para um fornecedor oficial para a F1, com o objetivo de reduzir os custos para as equipes.

Mas o departamento técnico da FIA recomendou o contrário e procurar outros meios de reduzir as despesas. A declaração da FIA diz: “Após uma análise detalhada pelo Departamento Técnico da FIA das candidaturas a um processo de concurso lançado em 18 de fevereiro de 2019 para o fornecimento único da caixa de câmbio no Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA de 2021, o Conselho Mundial do Esporte a Motor aceitou por maioria a recomendação de não nomear um único fornecedor para este componente”.

“A decisão do Conselho baseou-se na análise das informações técnicas e financeiras disponibilizadas pelas equipes e pelos fornecedores. Os dados técnicos fornecidos revelaram que a tecnologia das caixas de câmbio na Fórmula 1 tem convergido amplamente e que, como resultado, existe atualmente pouca diferenciação de desempenho”.

“Observou-se igualmente que, devido à complexidade dos componentes, as caixas de câmbio continuam a ser uma questão sensível em termos de confiabilidade, o que foi tido em conta nas avaliações do Departamento Técnico da FIA”.

“Relativamente às implicações financeiras do processo de concurso, foram solicitados dados financeiros pormenorizados aos concorrentes da F1 e várias equipes com diferentes modelos de negócio forneceram informações relevantes à FIA”.

“A análise destes dados revelou que poderiam ser realizadas poupanças financeiras semelhantes por outros meios que não a especificação de um único fornecedor. Estes métodos estão sendo discutidos com as equipes de Fórmula 1 e serão incluídos no pacote regulamentar a ser apresentado até ao final de junho”, completou.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.