F1 – FIA defende adoção de pontos para punir pilotos por reincidência

sexta-feira, 16 de novembro de 2012 às 14:37
Charlie Whiting

Charlie Whiting

A FIA está decidida a adotar a introdução de um sistema que possa punir pilotos de forma automática com uma corrida de suspensão, para aqueles que cometem infrações repetidamente. Pena parecida foi adotada neste ano com Romain Grosjean (Lotus), que já tinha um histórico quando provocou um acidente na largada do GP da Bélgica, e ficou de fora da corrida na Itália.

Com exceção da punição de 10 posições no grid aplicada ao piloto que possuir três reprimendas, não há outro meio direto para se penalizar pilotos por reincidência. Charlie Whiting, delegado técnico da FIA, planeja discutir a ideia com as equipes na próxima semana.

“Gostaríamos de ver um sistema assim, e na verdade nós poderíamos discutir o assunto com as equipes na próxima quarta-feira no Brasil. Seria semelhante ao tipo de coisa que se tem com a carteira de motorista, que recebe pontos de acordo com as infrações. Se você chegar a 12 pontos, vai ter uma corrida (de suspensão). Esse é o tipo de coisa que vamos discutir”, disse ele, explicando em seguida que cada “crime” teria uma pontuação distinta.

“Você vai acumular pontos para todos os tipos de sanções, enquanto que, no momento, só tenho três repreensões e duas delas têm que ser por infrações de pilotagem. No momento, se você tivesse uma reprimenda por estar atrasado para uma conferência de imprensa e uma por estar atrasado para um desfile de pilotos, não receberia 10 posições a menos no grid. Mas é algo que vamos tentar discutir com as equipes, pois nada é simples na F1”, finalizou Whiting.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.