F1 – FIA considera banir o DRS no túnel de Mônaco

segunda-feira, 23 de maio de 2011 às 12:23
monaco_tunnel
A FIA está considerando banir o uso do DRS no túnel no GP de Mônaco deste fim de semana após as contínuas reclamações sobre a segurança dos pilotos.
A maioria dos pilotos expressou reservas sobre os possíveis riscos que poderão enfrentar em Mônaco tendo de usar o DRS – principalmente na difícil curva à direita dentro do túnel.
E apesar da FIA não ter visto nenhuma base para banir inteiramente o DRS – com a zona de ultrapassagens sendo estabelecida na reta dos boxes – a situação do túnel para os treinos e a classificação, quando o DRS pode ser usado normalmente sem restrições, agora está sendo analisada.
Os pilotos continuam preocupados com a situação, e segundo o site Autosport, o diretor de prova da Fórmula 1, Charlie Whiting, está considerando seriamente a possibilidade de impor um banimento ao uso do DRS no túnel.
Uma decisão será tomada nas próximas 24 horas, a fim de que equipes e pilotos estejam cientes da situação antes do início primeiro treino livre em Mônaco, na quinta-feira. Falando no último fim de semana, Whiting disse que a FIA acredita que não haverá problemas de segurança com o DRS em Monte Carlo.
“Eu conversei com os pilotos algumas vezes sobre isso, e ficou bastante claro que a maioria deles não quer usá-lo em Mônaco”, explicou ele durante uma conferência de imprensa. “Entretanto, não há evidência para apoiar a teoria de que é inseguro em Mônaco”.
“Obviamente, não vamos esperar um acidente acontecer, mas simplesmente não há evidência para apoiar a teoria de que será perigoso. Portanto, como foi introduzido como uma ajuda para as ultrapassagens, seria um pouco perverso não permiti-lo no lugar onde você mais precisa de ultrapassagens”.
“Então, não há razão para não usá-lo em Mônaco, em nossa opinião. No que nos diz respeito, é um dispositivo que todos podem usar legalmente em qualquer corrida. É para isso que está lá”.
Ao ser questionado se a FIA poderá mudar de idéia sobre a decisão se ocorrerem acidentes ou reclamações, Whiting disse: “Sim, podemos. Se acharmos que é um problema, podemos impedir seu uso. Se houvesse algo que sentíssemos ser perigoso, iríamos barrar. Mas podemos fazer isso com qualquer parte do carro, portanto não é incomum”.

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.