F1 – FIA confirma mudança na regra do mapeamento do motor

quinta-feira, 26 de julho de 2012 às 12:17

F112-webber-alemanha-sabado615
A Red Bull será forçada a alterar o mapeamento de seu motor Renault a partir do GP da Hungria deste fim de semana, após a FIA ter fechado uma brecha no regulamento, como era previsto.

Apesar de os carros da Red Bull terem sido considerados legais pelos comissários de prova na Alemanha no último fim de semana, acredita-se que eles estavam operando com mapeamentos do motor que reduziam o torque na faixa intermediária de giros.

A intenção do regulamento antes de seu esclarecimento era garantir um relacionamento linear entre a posição do pedal do acelerador e a demanda de torque no motor. Como se esperava, a FIA divulgou um esclarecimento do Artigo 5.5.3 dentro do regulamento técnico da Fórmula 1.

Mesmo sem nenhuma declaração oficial, entende-se que a nova versão do regulamento insiste que as equipes serão limitadas na quantidade de ajustes que podem fazer no mapeamento de torque do motor corrida a corrida.

De acordo com o esclarecimento, as equipes precisarão nomear um mapeamento do motor – como uma referência – que usaram durante os quatro primeiros eventos desta temporada, que então terá de ser aprovado pela FIA.

Depois de aprovado, as curvas de torque do motor acima de 6 mil giros não podem variar em mais ou menos de dois por cento em relação ao mapeamento de referência. Contudo, as equipes poderão pedir mudanças específicas quando as corridas forem realizadas em “condições atmosféricas excepcionais”.

LS – www.autoracing.com.br 

 

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.