F1 – FIA checou a ‘Mercedes Rosa’ da Racing Point

sexta-feira, 1 de maio de 2020 às 13:21

Racing Point

A FIA visitou a fábrica da Racing Point para comparar seu carro RP20 com os desenhos da Mercedes e ficou satisfeita com os resultados.

O RP20 levantou sobrancelhas nos testes de pré-temporada devido à sua similaridade com o W10, carro que a Mercedes ganhou título mundial em 2019, com alguns membros do paddock classificando o carro da Racing Point como um ‘clone’ e um ‘Mercedes Rosa’.

Houve também sugestões de que os resultados da equipe fossem protestados em Melbourne antes do GP da Austrália de 2020 ser abortado, e a Renault desde então disse que não descartou um futuro protesto formal.

Mas Andrew Green, diretor técnico da equipe, defendeu o status legal do carro em uma entrevista exclusiva à Autosport.

“Nós realmente não sabemos qual é o motivo pelo qual eles estão pensando em protestar”, disse ele.

“Quando o carro foi lançado, conversamos com a FIA sobre o assunto, a FIA chegou à fábrica e examinou o que havíamos feito e os desenhos do carro.”

“Eles até pegaram os dados dos desenhos da Mercedes de 2019 e compararam com os nossos. Eles fizeram uma verificação completa.”

“E eles estão completamente felizes que o carro que fizemos foi projetado por nós.”

“Pode ter algumas semelhanças com a Mercedes, mas são apenas semelhanças. Não é a mesma coisa. E, portanto, não há o que protestar.”

“Eles podem gritar o quanto quiserem, mas acho que eles estão realmente gritando porque não pegaran o truque.”

“E é sobre isso que eles estão chateados.”

A FIA confirmou os comentários de Green quando contatada pela Autosport.

O RP20 é o primeiro carro de Racing Point a ser totalmente projetado desde que o consórcio de Lawrence Stroll comprou a equipe e aumentou seus recursos em comparação com o final da era da Force India.

O carro apresenta a mesma filosofia de baixo rake que a Mercedes tem adotado há anos e significa que a Racing Point abandonou a abordagem de rake alto inspirada na Red Bull, que ela isa faz tempo.

Isso significou um comprometimento significativo do projeto para integrar a caixa de cambio de baixa inclinação que a equipe compra da Mercedes.

“Não havia obrigação de transportar itens do carro de 2019 para 2020. Antes sempre houve uma enorme pressão para manter uma porcentagem significativa do carro – dependendo do tipo de situação financeira em que estávamos”,

“Sempre houve uma transferência significativa, e este ano foi a primeira vez que tivemos uma folha em branco e pudemos otimizar o que compramos da Mercedes.”

“E pareceu tão lógico – por que lutar contra isso?

“Por que lutar contra esse conceito que eles estão executando e o conceito que adotamos, por que não apenas alinhar os dois e partir daí?

“O que obviamente significa um carro completamente novo com zero do carro de 2019”.

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AS - www.autoracing.com.br

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