F1 – FIA aprova volta de testes e sistema de punição por pontos em 2014

sexta-feira, 28 de junho de 2013 às 12:36

Federação Internacional de Automobilismo

O Conselho Mundial da FIA aprovou algumas mudanças no regulamento da F1 para 2014. Entre elas, está a volta dos testes coletivos, que acontecerão logo depois de quatro Grande Prêmios europeus e a introdução de um novo sistema de punição com pontos na superlicença.

Quatro seções de dois dias serão organizadas durante a temporada, e substituirão o teste para jovens pilotos e os atuais oito dias permitidos para filmagens e promoções. As seções acontecerão nas terças e quarta-feiras que seguem um final de semana de corrida. Testes também serão permitidos no mês de janeiro de 2014, para que as equipes possam testar o novo propulsor V6 1.6 Turbo que será usado a partir da próxima temporada. As seções de pré-temporada estão previstas para o mês de fevereiro.

Outra mudança significativa será o novo sistema de punição para pilotos infratores. Para cada infração cometida por um piloto, serão atribuídos de 1 a 3 pontos a sua superlicença, dependendo da gravidade do ato. Caso ele acumule mais de doze pontos em um período de um ano, o piloto será automaticamente excluído de uma etapa.

Foi igualmente decidido que as equipes terão um jogo extra de pneus disponível somente durante os 30 primeiros minutos dos treinos livres, para incentivá-las a sair para a pista sem ter que se preocupar em economizar compostos para o restante do final de semana.

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.