F1 – FIA anuncia planos para largadas paradas em pistas molhadas

terça-feira, 14 de março de 2017 às 13:42
Largada da Fórmula 1

Largada da Fórmula 1

O Conselho Mundial de Automobilismo da FIA acrescentou mais detalhes aos planos de realizar largadas paradas em condições de chuva.

Anteriormente, se as condições no início de um Grande Prêmio são consideradas impróprias para uma largada convencional, a corrida tinha uma largada atrás do carro de segurança. Uma vez que o controle de corrida decidisse que a pista estava pronta, o carro de segurança saía e os carros começavam a correr.

De acordo com as novas regras, os carros continuarão atrás do carro de segurança com os pneus de chuva extrema. A primeira volta será agora uma volta de formação adicional e não contará para a distância de corrida.

Qualquer piloto que esteja atrasado será autorizado a ultrapassar os carros à frente para restabelecer a ordem de largada original ou a ordem dos carros na saída do pitlane quando a volta de formação foi iniciada. Se forem incapazes de fazê-lo a tempo, terão que largar do pitlane.

Os pilotos já obrigados a largar do pitlane podem ainda circular atrás do carro da segurança para ter uma sensação das condições de pista. No entanto, eles não serão obrigados a isso e podem optar por esperar se quiserem, e conservar combustível. Se escolherem circular, quando chegar a hora da corrida começar, eles terão que entrar e largar do pitlane.

Qualquer piloto que parar nos boxes durante o período inicial do carro de segurança terá de largar do pitlane. Nenhum piloto será autorizado a seguir o carro de segurança quando ele entrar no pitlane e não podem instalar pneus novos para a largada. Se o fizerem, terão uma penalidade de stop and go de 10 segundos.

Uma vez que o controle de corrida considerar que as condições melhoraram, o carro de segurança entra no pitlane. Os carros então se alinharão no grid. Se as condições não melhorarem, o controle de corrida pode optar por chamar todos os carros para o pitlane para esperar.

Como a corrida não começou oficialmente neste momento, não vai contar como uma suspensão. No entanto, nestas circunstâncias não haverá uma segunda tentativa de alinhar os carros no grid. Em vez de uma largada parada, a corrida começará sob as regras tradicionais do carro da segurança.

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.