F1 – FIA alivia restrições de rádio após reunião com as equipes

sexta-feira, 19 de setembro de 2014 às 9:19

Pit wall da Red Bull

A FIA decidiu adiar o banimento total das mensagens de rádio na Fórmula 1 até o começo do próximo ano, mas qualquer esforço visando ajudar um piloto com sua própria performance ainda está proibido com efeito imediato.

A federação aceitou um compromisso após as preocupações que as equipes expressaram a Charlie Whiting, diretor de prova da F1, durante uma reunião na quinta-feira a respeito das implicações técnicas e de segurança dos novos limites impostos sobre as mensagens.

Em uma nota enviada às equipes na manhã desta sexta, a FIA disse ter aceitado que a complexidade técnica dos carros de 2014 significa que quaisquer mensagens relacionadas a mudanças no carro podem ter consequências indesejáveis.

Houve uma preocupação particular com as informações sobre o estado das baterias e sistemas de recuperação de energia passadas aos pilotos, além da consequência que a falta de aviso poderia ter em itens de segurança como os freios.

Também foram expressados temores de que as equipes que optaram por um painel de informações menor no volante teriam mais desvantagem do que aquelas que têm telas maiores. A nota da FIA afirmou: “Qualquer lista de restrições impostas com efeito imediato terá um efeito significativamente diferente para cada equipe”.

Depois de aceitar que as restrições poderiam provocar problemas, a FIA adiou o banimento das informações relacionadas à performance do carro até 2015 – pois isso dará mais tempo para as equipes se prepararem.

Contudo, a FIA deixou claro que qualquer informação das equipes a respeito da performance dos pilotos continua banida. Uma violação fará com que o caso seja relatado aos comissários de prova.

A FIA esclareceu as mensagens que serão consideradas contra as regras, sejam por rádio ou placa:

* Traçados no circuito
* Contato com as zebras
* Parâmetros de acerto do carro para curvas específicas
* Tempos dos setores comparativos ou absolutos de outro piloto
* Velocidades nas curvas em relação a outro piloto
* Seleção de marcha em relação a outro piloto
* Seleção de marcha em geral
* Pontos de freada
* Razão de freada em comparação com outro piloto
* Razão de freada ou aplicação dos freios em geral
* Estabilidade do carro sob freada
* Aplicação do acelerador em relação a outro piloto
* Aplicação do acelerador em geral
* Uso do DRS comparado a outro piloto
* Uso de qualquer botão de ultrapassagem
* Técnica de pilotagem em geral

 

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