F1 – FIA ainda pode permitir motores antigos

domingo, 15 de maio de 2016 às 8:55
Unidade de potência da Renault

Unidade de potência da Renault

As fabricantes de motores podem continuar a fornecer versões antigas de suas unidades de potência em temporadas futuras – mas apenas com a aprovação da FIA. A entidade que comanda a Fórmula 1 introduziu extensos novos regulamentos para 2017, que obriga as fabricantes a assegurar um suprimento acessível de motores.

A Ferrari está fornecendo unidades de potência especificação 2015 para a Toro Rosso este ano, assim como fez com a Manor na última temporada. Dirigente da FIA, Fabrice Lom disse que “há uma disposição. Se você perguntar à FIA, como fez a Toro Rosso, você pode ter esta disposição, mas com o consentimento da FIA, tendo uma especificação previamente homologada”.

Se a FIA se recusar a permitir que uma fabricante forneça um motor de dois anos de idade, elas serão obrigadas a fornecer uma atual e continuar a fornecer atualizações. “É uma diretiva técnica para este ano e um regulamento para 2017 se eu estou correto”, explicou Lom. “Diz-se claramente que não é possível”.

“É claro que você deve ter as mesmas características entre as equipes e você deve introduzir as atualizações – porque temos fichas de desenvolvimento nas temporadas de 2016, e em 2017 você deve introduzir esta atualização para suas equipes clientes de, digamos, uma forma atemporal”, prosseguiu ele.

“Assim, por exemplo, se você tiver a sua atualização hoje, porque você tem um novo motor, da próxima vez que você tiver um novo motor, sua equipe cliente deve ter as atualizações”, concluiu Lom.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.