F1 – Ferrari: “Teste da Mercedes deveria ser o assunto principal da investigação da FIA”

segunda-feira, 3 de junho de 2013 às 14:43
FIA

Federação Internacional de Automobilismo

A Ferrari insiste que a FIA está dando muita atenção a “assuntos irrelevantes” na investigação dos testes de pneus que ocorreram uma vez que a temporada já tinha começado, e diz que a entidade deveria dar ênfase a seção da Mercedes e a infração ao regulamento, por ter sido usado um carro atual. A federação anunciou na sexta-feira passada que, tanto a Ferrari quanto a Mercedes, seriam convocadas para dar explicações sobre os testes conduzidos para a fornecedora de pneus da categoria. A montadora alemã tem sido o foco da investigação, por ter usado o carro de 2013 na seção que ocorreu alguns dias depois do Grande Prêmio da Espanha. Entretanto, a Scuderia também foi convocada para dar explicações sobre uma seção conduzida pela Pirelli com o F150 de 2011.

O envolvimento da Ferrari nas investigações foi seguida de rumores de que a equipe poderia fazer parte de uma audiência disciplinar, apesar das regras permitirem testes com carros de duas temporadas atrás. Reagindo a convocação da FIA, a equipe de Maranello deixou claro que o foco da Ferrari não será de provar que não fez algo de errado, e sim de provar que a Mercedes desrespeitou o regulamento. A equipe italiana não tem dúvidas de que os testes conduzidos pela montadora alemã em Barcelona não são legais.

O assessor de imprensa da equipe declarou: “Em relação aos comentários que apareceram na imprensa nesses últimos dias, a Ferrari não deseja dar mais declarações. No nosso ponto de vista, a situação é bem clara. Uma equipe desrespeitou as regras da categoria. Segundo o artigo 22 do regulamento esportivo, nós não podemos usar as duas últimas versões dos nossos carros em testes particulares. Este deveria ser o assunto principal, pois o resto é irrelevante,” completou.

Caso as equipes sejam consideradas culpadas no conselho disciplinar, o assunto será encaminhado ao Tribunal Internacional da FIA.

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.