F1 – Ferrari substituirá o câmbio de Leclerc em Baku

sábado, 29 de maio de 2021 às 19:35

Charles Leclerc – Mônaco 2021

Apesar da Ferrari ter dito que houve um problema no “eixo de transmissão” do lado direito do carro de Leclerc em Mônaco – e por isso ele não conseguiu largar na corrida -, a equipe vai trocar o câmbio dele para o GP de Baku no Azerbaijão, próxima corrida do calendário da F1 em 6 de junho.

Após a batida na classificação, ficou muito claro que um problema no câmbio poderia ter ocorrido, mas a Ferrari resolveu arriscar, pois para ter certeza que de algum problema dentro do câmbio, seria necessário abri-lo, o que acarretaria na quebra do lacre da FIA e a perda de 5 posições no grid.

Mas a Ferrari não assumiu que arriscou e, ao invés disso, falou em problema no eixo de transmissão. Com a troca agora sendo programada para a próxima corrida, fica bem claro o que foi que quebrou quando Leclerc se dirigia ao grid e na saída do túnel percebeu o problema e se lamentou pela quebra do câmbio. Veja:

O Corriere dello Sport relata que a Ferrari montará uma caixa de câmbio completamente nova no SF21 de Charles, essencialmente por dois motivos:

O primeiro deles é que o regulamento permite a substituição sem qualquer penalização apesar da UP ter feito seis corridas seguidas; assim, o fracasso de Charles em largar em Mônaco equivale a um abandono.

E à luz do primeiro ponto, não faria sentido correr novamente o risco de manter um câmbio que certamente está danificado após a forte batida no muro e ainda teria que durar mais quatro corridas.

E de fato é permitido substituir a caixa de câmbio após um abandono, independentemente da quilometragem.

Depois de Mônaco, Leclerc e seu companheiro de equipe Carlos Sainz viajaram para o sul, para a vizinha Paul Ricard, para dois dias testando os pneus Pirelli F1 de 18 polegadas para chuva.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.