F1 – Ferrari SF21 parece ter mais atualizações que a concorrência

quarta-feira, 10 de março de 2021 às 13:35

Ferrari SF21 2021

Mattia Binotto já tinha dito que a Ferrari mudaria bastante em relação à temporada passada. Isso não parece mentira, já que o SF21 passou por mais mudanças – pelo menos visíveis – em relação ao SF1000 de 2020 comparando com o que a concorrência apresentou até agora.

Quanto à pintura, podemos ser breves: o logotipo da Mission Winnow agora é verde e a traseira do carro é vermelho escuro. Na verdade, essas mudanças são maiores do que você esperaria da Ferrari. Para o resto, a pintura é quase idêntica.

Isso torna ainda mais fácil identificar as diferenças em relação ao ano passado. O nariz, por exemplo, recebeu uma forma diferente. A mudança é menos radical do que a da Alfa Romeo, mas também na Ferrari o nariz está um pouco mais pontudo e os pontos de fixação da asa dianteira estão mais próximos.

Olhando para a asa, os elementos são ligeiramente mais planos do que no ano passado. Isso pode ser devido à configuração com a qual o carro foi apresentado, mas os elementos também são um pouco menores. Isso se encaixaria na filosofia de eficiência aerodinâmica de Mattia Binotto. Talvez eles esperem recuperar um pouco da velocidade perdida, sem perder muito downforce.

Mais acima na vista frontal, vemos que a Ferrari adicionou vários detalhes aerodinâmicos. Por exemplo, surgiram pequenas asas de nariz que também conhecemos da Mercedes e nas asas acima dos sidepods foram adicionadas guias extras. Tudo destinado a guiar o ar ao redor do cockpit com o mínimo de arrasto possível.

Os maiores ajustes podem ser vistos nas entradas de ar. A forma da entrada de ar foi alterada consideravelmente tanto para os freios quanto para o motor. Especialmente as do motor, é perceptível que as entradas de ar nas cápsulas laterais ficaram menores, enquanto a que ficava atrás da cabeça do piloto ficou maior.

No início de janeiro, foi anunciado que a Ferrari revisou seu motor para 2021. Entre outros, um novo sistema de refrigeração deve reduzir o arrasto. Isso certamente se reflete no design e, portanto, a promessa de que a Ferrari terá mais o motor muito mais forte pode ser verdade.

Ferrari SF21

Fluxo de ar totalmente novo em ambos os lados do carro
Na vista lateral, menos mudanças são perceptíveis, mas novamente você pode ver que a Ferrari não ficou parada neste inverno. Os bargeboards têm uma estrutura significativamente diferente. Esta é uma consequência lógica das alterações feitas no nariz, que conduz o ar por um caminho diferente ao redor dos sidepods.

Vendo de frente, também podemos ver que as guias sob o nariz mudaram completamente. No ano passado, ainda havia uma série de ranhuras no nariz e, embora sejam permitidas pelo regulamento de 2021, a Ferrari fechou-as completamente. Provavelmente novamente com a intenção de obter o coeficiente de arrasto o mais baixo possível.

Atrás do cockpit, podemos ver as mudanças que cada equipe fez para 2021. A parte do assoalho foi cortada e o capô foi dobrado um pouco mais apertado em torno do motor.

Ferrari SF21

Ao contrário de muitas outras equipes, a Ferrari também tem uma nova asa traseira. Não só a placa final da asa tem uma estrutura diferente, mas também o elemento inferior da asa traseira está ligeiramente rebaixado, onde estava reto no ano passado. Também não é possível ver o novo difusor dos Vermelhos.

Em suma, apesar da pintura pouco alterada, podemos dizer que o SF21 pode ser o carro mais ‘novo’ de 2021. Algumas das outras equipes, como a Red Bull, provavelmente ainda não mostrou seu carro novo, mas, por enquanto, parece que podemos esperar progresso dos italianos em 2021.

AS - www.autoracing.com.br

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