F1 – Ferrari: Prazo final para regras de 2021 deve ser respeitado

sexta-feira, 13 de abril de 2018 às 15:01

Maurizio Arrivabene

Maurizio Arrivabene diz que é essencial que a Fórmula 1 apresse seus futuros planos de motores para 2021, dando um prazo final para maio deste ano.

O chefe da equipe de F1 se recusou a comentar sobre a reação da fabricante italiana ou os planos para a visão futura apresentados pela Liberty Media na semana passada durante o GP do Bahrain, adiando uma resposta oficial ao presidente da Ferrari, Sergio Marchionne.

Em novembro passado, Marchionne ameaçou retirar a Ferrari da F1 se os planos pós-2020 não combinassem com os da fabricante italiana em relação a elementos-chave das regras do motor, redistribuição de receita e potencial limite de custos.

Apesar de resistir a qualquer resposta sobre os limites de receita e custos, Arrivabene disse que a F1 deve cumprir seu prazo estipulado para maio para confirmar os futuros regulamentos sobre motores, com as regras atuais definidas para expirar no final da temporada de 2020.

“Eles nos deram um prazo para o final de maio e espero que esse prazo seja respeitado”, disse Arrivabene. “É um pouco cedo, mas é o suficiente se você está olhando para a situação do ponto de vista técnico”.

“No que diz respeito aos motores, nós, a Mercedes, a Renault e a Honda enviamos uma carta há um mês explicando detalhadamente a nossa posição. Está bem claro”, completou.

Um guia inicial sobre as futuras regulamentações de motores lançadas no ano passado delineou a padronização de vários elementos para reduzir os custos de desenvolvimento enquanto se saca a unidade MGU-H, colocando mais ênfase na MGU-K e aumentando os limites de rotação para melhorar o som do motor para os fãs.

O chefe da Toro Rosso, Franz Tost, cuja equipe começou uma nova parceria com a Honda nesta temporada, ecoou os comentários de Arrivabene sobre um prazo estrito e teme que um atraso dissuadirá qualquer nova fabricante de motores a entrar no esporte.

“Acho que o regulamento da unidade de potência deve ser finalizado em breve, maio ou junho, caso contrário não acho que é possível que novoa fabricantes entrem na Fórmula 1”, declarou Tost. “Isso acontece porque o tempo está passando, 2021 é amanhã e eu acho que a Liberty Media está ciente disso. O resto vamos ver”.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.